PUBLICIDADE

Ícone de sino para notificações
1 de 1 volodymyr zelensky e donald trump - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em conversa com o líder norte-americano, Donald Trump, cobrou sanções contra a Rússia e um possível acordo sobre drones com os Estados Unidos. O contato entre eles ocorreu nesta terça-feira (5/8).

Segundo o líder ucraniano, a conversa foi “produtiva” e teve como foco o “fim da guerra” com a Rússia. Para isso, Zelensky diz ter falado sobre a situação no front de batalha, possíveis sanções econômicas contra o país liderado por Vladimir Putin, e a expectativa de receber mais de US$ 1 bilhão em armas norte-americanas.

Além disso, o presidente da Ucrânia afirmou que é possível acordo sobre a venda de drones ucranianos para os EUA, em troca da compra de armas norte-americanas.

A possibilidade de comercializar os drones fabricados na Ucrânia tinha sido ventilada por Zelensky em março deste ano. Os equipamentos, que desempenham um papel fundamental nos combates contra os russos, são vistos pelo presidente ucraniano como uma vantagem econômica para reposicionar o país no mercado internacional.

Os equipamentos estão no centro de uma recente polêmica na Ucrânia. Em 2 de agosto, os órgãos de combate à corrupção do país revelaram um caso de superfaturamento na compra de drones, e sistemas de bloqueio de sinal.

O telefonema entre Zelensky e Trump surge em meio ao “ultimato” dos EUA contra a Rússia. Na última semana, o presidente norte-americano deu um prazo de 10 dias para Vladimir Putin negociar o fim da guerra. Até o momento, porém, as negociações ainda não avançaram.

Fonte: Metropoles

PUBLICIDADE

Destaques Alagoas em Dia

Relacionadas

Menu