Renan Filho diz que duplicação da BR-424 deve ficar pronta este ano

As obras da BR-424, que liga a AL-220, em Marechal Deodoro a BR-316, em Pilar, passando pelo Polo de Marechal Deodoro, estão avançando, desde dezembro do ano passado, na fase de terraplanagem. Logo após o verão, os trabalhos devem se concentrar na construção das chamadas obras de arte, pontes e viadutos, conforme anunciou na quarta-feira (16/04) em visita ao local o ministro dos Transportes, Renan Filho; Fique por dentro: A quinta-feira amanheceu com as máquinas levantando poeira para iniciar a duplicação de 16 quilômetros da BR-424/AL, no trecho conhecido como Arco Metropolitano de Maceió, entre o polo industrial de Marechal Deodoro e Pilar e a cidade de Satuba. A obra vai permitir que motoristas que seguem para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ou para o interior do estado não precisem mais entrar na capital alagoana, evitando, assim, congestionamentos. O empreendimento vai beneficiar diversos bairros de Maceió, como Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins.Renan Filho diz que duplicação da BR-424 deve ficar pronta este ano
“Toda esta ferragem que estamos vendo aqui são da estrutura que vão construir os viadutos que vão começar já já. Agora no verão estamos avançando com a estrada e quando começar a chuva nós vamos avançar com as obras de arte especiais, como viadutos e pontes e depois que passar o inverno nós vamos retomar as obras de pavimentação e nos prepararmos para entregar esta obra pronta no final deste ano ou no comecinho do ano que vem”, disse o ministro nas redes sociais.
“Todo alagoano sabe o quanto a duplicação da BR-424/AL é necessária. Estive nas obras e vi o avanço de um investimento que vai desafogar o trânsito, fortalecer nossa indústria e impulsionar o turismo”, afirmou o ministro nas redes sociais, reforçando que a obra vai ajudar a desafogar o trânsito na parte alta de Maceió.
“Essa obra é fundamental porque ela é parte do anel metropolitano de Maceió, que junta a duplicação da BR-424 com a Alagoas 220 em frente ao Laguna até a Chã do Pilar com a duplicação da BR 316, que vai do viaduto da PRF em Maceió até o trevo da morte lá na BR 101 no município de Pilar”, afirmou.
Renan Filho adiantou que a duplicação da BR 316 já foi aprovada: “nós aprovamos esta semana o projeto da BR 316 e já vamos fazer a publicação do edital para começar também a duplicação da rodovia. E estas duas obras, elas formam o anel viário da nossa capital de Maceió e serão fundamentais para o desenvolvimento do Estado, para retirada de veículos pesados de dentro da nossa capital e por isso nós estamos trabalhando duro para que ela possa avançar”, afirmou.
Uma das obras mais aguardadas pela população da região metropolitana de Maceió, duplicação da BR-424/AL teve início nesta quinta (12 de dezembro de 2024)
(com assessoria)
Uma das obras mais aguardadas pela população da região metropolitana de Maceió, duplicação da BR-424/AL teve início nesta quinta (12)
“Investir em rodovia significa apostar no desenvolvimento do estado. Em uma estrada passa carro, caminhão, moto e também o desenvolvimento econômico da região”, resume Renan Filho.
“Isso vai desafogar o trânsito da avenida Fernandes Lima e da via expressa, facilitar o escoamento da produção industrial, fortalecer o turismo, colaborar com a geração de emprego e permitir que o estado de Alagoas se desenvolva e melhore a vida das pessoas”, garante o ministro dos Transportes, Renan Filho.
O Arco Metropolitano está contemplado no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e receberá R$252,7 milhões em investimentos do Governo Federal.
O projeto prevê ainda a construção de importantes estruturas, como:
viadutos no entroncamento com a BR-316/AL, com a AL-101 e no polo industrial;
restauração e alargamento da ponte sobre o rio Remédio e uma nova ponte no mesmo local;
vias marginais no polo industrial.
COMENTÁRIOS