Seja bem-vindo
Maceió,23/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

ASA derrota CSA nos pênaltis e está na final do Campeonato Alagoano

Alvinegro engata sequência de quatro finais estaduais consecutivas

gazetaweb.com
ASA derrota CSA nos pênaltis e está na final do Campeonato Alagoano ASA garantiu mais uma vez vaga na final do Alagoano. (Foto: Ailton Cruz)
Publicidade

Neste sábado (22), o Rei Pelé foi palco de uma tarde feliz para a torcida alvinegra. CSA e ASA se enfrentaram para decidir vaga na final do Campeonato Alagoano, e Robinho protagonizou gol que resultou vitória maruja, empatando o placar agregado e levando a decisão para a disputa de pênaltis. Nas cobranças, o goleiro Matheus Vinícius pegou três e garantiu o ASA na grande final.

Agora, o ASA enfrenta o vencedor de Penedense e CRB na final do Campeonato Alagoano. O adversário será decidido no domingo (23), às 16h, no Estádio Alfredo Leahy.

Os azulinos têm embate marcado com o Náutico, pela quarta rodada da Copa do Nordeste, no Rei Pelé. Por outro lado, antes da decisão, os alvinegros voltam aos gramados para partida diante do Dimensão Saúde, na Copa Alagoas.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo iniciou truncado. Apesar da leve superioridade azulina, que conseguiu ter mais a bola, o ASA também agredia que promovia um jogo muito movimentado e com muitas faltas. Mesmo assim, não foram criadas grandes chances na etapa inicial.

<br /> <br />ASA derrota CSA nos pênaltis e está na final do Campeonato Alagoano<br /><br />

Guilherme Cachoeira em jogada pelo CSA. (Foto: Ailton Cruz)

Publicidade
Aos 19', o CSA tem uma perda importante: Igor Bahia, artilheiro da equipe na temporada, sentiu a coxa e foi substituído por Tiago Marques. Na sequência, o ASA respondeu tentando agredir o lado esquerdo da defesa do Azulão, apostando no jogo associativo entre ataque e meio-campo. O resultado foi uma sequência de escanteios alvinegros antes dos 30 minutos de jogo.

A seguir aconteceu a reação azulina. Aos 30', Tiago Marques, em posição irregular, recebeu lançamento na frente e finalizou fraco para fora. Apesar do impedimento, a equipe azulina apostou numa pressão por 4 minutos. O Gigante encontrou escapada em velocidade com Keliton, que saiu em contra-ataque, sofreu a falta e acabou amarelando Guilherme Cachoeira.

<br /> <br />ASA derrota CSA nos pênaltis e está na final do Campeonato Alagoano<br /><br />
Tiago Marques finalizou para fora. (Foto: Ailton Cruz)

A tônica do primeiro tempo seguia parecida. Enquanto os mandantes tentavam sustentar uma pressão, os alvinegros marcavam bem, conseguiam evitar os avanços azulinos e encontravam jogadas perigosas na transição ofensiva. Isso se traduziu em um dos últimos avanços dos visitantes no fim da primeira etapa: após boa jogada alvinegra pela direita, a bola ficou viva na área do CSA, mas Betão apareceu antes e afastou o perigo.

A primeira metade terminou vendo um CSA com maior posse de bola, mas sofrendo muito com a precisa marcação do ASA. Do lado dos alvinegros, o conforto da vantagem no placar agregado permitiu um jogo mais defensivo, com transições ofensivas perigosas, que tentavam agredir um Azulão desarrumado. No fim das contas, o placar não saiu do 0 a 0.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa já se iniciava movimentada. Antes até do primeiro minuto, Guilherme Cachoeira fez escapada em velocidade pelo lado direito, ficou de frente para o gol, e finalizou nas mãos do goleiro Matheus. Aos 4, o Gigante reagiu com cruzamento de Paulinho, resultando numa confusão no setor defensivo do CSA e Keliton cabeceando muito próximo do gol.

Aos 13', a resposta azulina finalmente aparece. Tibiri falhou, perdeu a bola na intermediária para Cachoeira. O atacante fez passe para Tiago Marques, que foi esperto e deixou Robinho em condições para finalizar e marcar. O camisa 99 abriu o placar e deixou tudo igual no agregado.

<br /> <br />ASA derrota CSA nos pênaltis e está na final do Campeonato Alagoano<br /><br />
Robinho comemorando gol que abriu o placar no Rei Pelé. (Foto: Marcus Vinicius)

Após o gol a empolgação era clara. Combinado com um ASA que sentiu o gol, o CSA atacava sem parar e empilhava chances desperdiçadas. Aos 22', Cedric cruzou rasteiro uma bola que atravessou a área e parou nos pés de Cachoeira, que isolou. Sangue novo no jogo, Gustavinho tinha acabado de finalizar, e logo a seguir cruzou bem na área, mas Tiago Marques chegou atrasado e não conseguiu finalizar.

Mesmo com um período de clara dominância maruja, o ASA conseguiu se rearrumar e voltar a agredir a defesa do clube da capital. Porém, o jogo tinha outra cara, o CSA ainda se mostrava forte e engatava ataques perigosos contra os alvinegros.

<br /> <br />ASA derrota CSA nos pênaltis e está na final do Campeonato Alagoano<br /><br />
Clube azulino apostou também no jogo aéreo. (Foto: Ailton Cruz)

Apesar dos avanços, nenhum dos dois times conseguiram tirar o empate do placar agregado. O tempo normal terminou, e foi decretado decisão por pênaltis.

PÊNALTIS

O CSA abriu as cobranças com Guilherme Cachoeira, que bateu forte, mas parou no goleiro Matheus Vinícius. Em seguida, Juan Xavier fez o seu e colocou o ASA na frente.

O Fantasma continuou fazendo o dever de casa, e viu Tiago Marques perder mais para o CSA. Na sequência, Uelber desperdiçou a chance de ficar duas penalidades na frente do CSA.

Porém, sequer foi necessário. O goleiro alvinegro pegou mais uma penalidade e garantiu o alvinegro na sua quarta final alagoana seguida.

<br /> <br />ASA derrota CSA nos pênaltis e está na final do Campeonato Alagoano<br /><br />
Matheus Vinícius pegou três penalidades e foi herói da classificação. (Foto: Ailton Cruz)

FICHA TÉCNICA

CSA - Georgemy; Cedric, Wanderson, Betão e Enzo; Vander, Camacho (Gustavo Nicola), Brayann (Gustavinho) e Álvaro (Robinho); Guilherme Cachoeira e Igor Bahia (Tiago Marques). Técnico: Higo Magalhães.

ASA - Matheus Vinícius; Paulinho, Cristian Lucca, Zulu e Charles (Thiago Gabriel); Fabrício Bigode, Sousa Tibiri e Sammuel (Juan Xavier); Keliton (Uelber), Zé Artur (Otávio) e Júnior Viçosa (Carlos Henrique). Técnico: Ranielle Ribeiro.

Gols - Robinho (CSA - 13'/1T)

Cartões amarelos - Guilherme Cachoeira (CSA), Betão (CSA) e Keliton (ASA)

Árbitro - Márcio dos Santos Oliveira (CBF)

Assistentes - Brígida Cirilo Ferreira (FIFA) e Rondinele dos Santos Tavares (CBF)

Quarto árbitro - José Jaini Oliveira Bispo (CBF)

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.