DUPLICAÇÃO: Nova via no Litoral Norte preservará zonas urbanas
O governador Paulo Dantas visitou na manhã desta segunda-feira (11) as obras da nova rodovia no Litoral Norte de Alagoas, a AL-102 Norte, que terá 30 quilômetros de extensão. O novo trajeto vai preservar as zonas urbanas que são cortadas pela atual rota, a AL-101 Norte, considerada a via do charme.
O projeto das vias duplas da AL-101 Norte prevê um corredor principal dotado de vias com duas faixas de rolamento em ambos os sentidos, tendo cinco acessos: Praia da Sereia, Saúde, Ipioca, Paripueira e Praia de Tabuba, já na Barra.
Focado em grandes obras para trazer desenvolvimento para Alagoas, o governador Paulo Dantas destaca a importância do empreendimento para a região. “Estamos tocando uma obra fundamental para o desenvolvimento do estado de Alagoas e desta região, que tem uma vocação muito forte para o turismo. É uma obra complexa, talvez a obra mais complexa já realizada aqui no estado de Alagoas, mas que vai ser fundamental, vai ser decisiva para o desenvolvimento desta região”, avalia.
Secretário Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, explicou que as vias ficarão na parte alta e serão paralelas a já existente – a AL-101, via do charme. Ele acredita que elas darão um empurrão na expansão imobiliária da região. “Então aqui será uma via estruturante que vai dar uma melhor condição não só para turismo, mas principalmente para a produção. Vai também dar uma condição de expansão imobiliária. Quer dizer, toda essa região, como vocês estão vendo aqui, não foi explorada ainda. Então, com essa via, certamente isso será explorado quando ela estiver pronta".
Já o secretário de Governo Victor Pereira ressalta a conexão que a obra promoverá ao Litoral Norte. “Nós vamos continuar fazendo esses investimentos que são estratégicos não só para o estado de Alagoas como também para o município de Maceió. Essa obra tem uma complexidade gigante. Ela é um modelo chinês, porque ela tem uma complexidade, uma grandiosidade que nunca se viu no estado de Alagoas e talvez no Brasil, pela forma do terreno, pela forma como os materiais têm que ser deslocados. Então, o Governo vai, junto com o secretário Mozart, sobre a coordenação do governador Paulo, olhar para essa obra todos os dias, todas as semanas para saber se os resultados estão avançando do jeito que a gente quer. O governador Paulo quer entregar o primeiro trecho até dezembro de 2025 e nós entregaremos o segundo trecho ainda em 2026 e seguiremos fortes até entregar e concluir a obra totalmente”, afirma.
COMENTÁRIOS