Seja bem-vindo
Maceió,14/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Falta de auxiliares de sala é tema de reunião entre Defensoria Pública e Secretaria de Educação de Maceió

Na reunião, defensores públicos lembraram aos presentes que já existe uma sentença em ação civil pública proposta pela instituição que impõe ao Município a obrigação de contratar estes profissionais especializados


Falta de auxiliares de sala é tema de reunião entre Defensoria Pública e Secretaria de Educação de Maceió A Defensoria apontou a necessidade de simplificação da convocação de profissionais através do PSS - Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed
Publicidade

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) recebeu os representantes da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED) para tratar de problemas relacionados à falta de auxiliares de sala de aula para crianças e estudantes atípicos da rede municipal de ensino. Durante o encontro, ocorrido na última semana, a Instituição apresentou à SEMED, as reclamações feitas por pais e mães, principalmente de crianças e estudantes com autismo, sobre a ausência desses profissionais no acompanhamento de seus filhos.

Durante a reunião, os defensores públicos Daniel Alcoforado e Marcelo Arantes, lembraram aos presentes que já existe uma sentença em ação civil pública proposta pela instituição que impõe ao Município a obrigação de contratar estes profissionais especializados. No entanto, diariamente tem sido necessário expedir diversos ofícios à SEMED solicitando a disponibilização de auxiliar de sala para usuários atípicos da rede de ensino maceioense. Os defensores públicos cobraram um diagnóstico do motivo da demora na contratação de novos auxiliares e que esse fluxo seja desburocratizado, facilitando o serviço aos seus destinatários.

A SEMED informou que teve problemas com o último processo seletivo simplificado (PSS), especialmente com a convocação. Segundo o Diretor de Governança da Secretaria, Rauny de Melo Albuquerque, muitas pessoas deixaram de atender à convocação, feita exclusivamente via publicação no Diário Oficial. A Defensoria apontou a necessidade de simplificação da convocação, bem como a possibilidade de chamar estagiários, ainda que emergencialmente, para suprir a falta de auxiliares que rompem o vínculo com o Município, seja pelo fim do prazo contratado, ou por qualquer outro motivo.

Também foi ajustado um canal facilitado entre a Defensoria e a SEMED, visando encurtar o prazo de atendimento dos ofícios que lhe são enviados.

A Secretaria ainda se comprometeu a enviar para a Defensoria Pública uma relação de quais escolas, dentre as mais de 150 da rede municipal, contam hoje com professores de atendimento especializado (PAE), seus turnos de trabalho e o prazo de contratação para preenchimento de todas as vagas remanescentes.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.