Seja bem-vindo
Maceió,18/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal beneficia 2 mil pessoas em 18 anos

Projeto de extensão disponibiliza oficinas educativas para pessoas com 55 anos ou mais

tribunahoje
Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal beneficia 2 mil pessoas em 18 anos Ao longo dos últimos 18 anos, o projeto beneficiou aproximadamente duas mil pessoas, disseminando conhecimento e promovendo integração - Foto: Ascom Uncisal
Publicidade

Criado no ano de 2006, com a proposta de levar novas habilidades a pessoas idosas, o projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (Uncisati), desenvolvido pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), chega a 2024 com uma marca expressiva. Ao longo dos últimos 18 anos, o projeto beneficiou aproximadamente duas mil pessoas, disseminando conhecimento e promovendo integração.

O projeto disponibiliza, todos os anos, vagas em oficinas com foco no bem-estar da população idosa. Em 2024, foram disponibilizadas vagas nos cursos de Equilíbrio e postura, Artes manuais em tecidos, Pintura em tecido, Vivência de biodança, Meditação e Reiki, Informática, Redes Sociais, Meditação, Biodança, Medicina Natural, Oficina de Memória, Treinamento funcional, Memória em Retalhos e Bordados e Envelhecimento ativo.

Conforme a coordenadora da Uncisati, professora Elizabeth Lins, a procura por vagas no projeto de extensão tem aumentado ao longo dos anos. “Atualmente nós estamos com 250 participantes, pessoas com 55 anos ou mais, treze facilitadores das oficinas [professores, funcionários e pessoas da comunidade] e 55 monitores [estudantes selecionados dos diversos cursos da Uncisal]”, destaca a professora e coordenadora.

Para participar do projeto de extensão, pessoas que se enquadrem dentro do público-alvo devem ficar atentas aos editais divulgados pela Uncisal. A seleção, segundo a coordenação da Uncisal, acontece em duas etapas: a primeira é voltada para pessoas que já fazem parte das atividades. Já a segunda é voltada para alunos novatos. Os editais, comumente, são publicados no início de cada ano letivo, com a definição de prazos.

Elizabeth Lins, coordenadora da Uncisati, destaca a importância do projeto. De acordo com ela, além de promover conhecimento para a população idosa, o projeto de extensão facilita a criação de laços sociais entre os participantes. Os participantes e ex-integrantes do projeto, inclusive, fundaram uma associação que tem como principal objetivo desenvolver ações sociais e de lazer, como viagens e atividades lúdicas.

“O aspecto da integração social, através de atividades de educação, cultura e lazer, interagindo com outros setores da Uncisal e da sociedade, é fundamental. Contribui para a qualidade de vida de participantes com 55 anos ou mais de idade, com objetivo de promover um envelhecimento saudável, e ao mesmo tempo ampliar oportunidades educacionais e sociais”, conclui a professora Elizabeth Lins.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.