Candidatos à chefia do Executivo poderão utilizar a tribuna por até cinco minutos para apresentação do currículo e justificativa da inscrição para o cargo
Neste domingo (15), às 13h, a Assembleia Legislativa Estadual elegerá os próximos governador e vice de Alagoas. Oito chapas se inscreveram até a última quinta-feira (12), quando acabou o prazo de registro das candidaturas, mas, com a desistência de uma delas, somente sete vão concorrer aos cargos políticos.
O uso da tribuna obedecerá à ordem de inscrição da chapa. Além disso, a fala do candidato não deverá ter interrupções, nem apartes ou questionamentos de qualquer natureza. As falas também observarão os limites do Regimento Interno do Poder Legislativo, em especial o artigo 99 e seus incisos.
O cargo de governador do estado ficou vago com a desincompatibilização de Renan Filho para concorrer a um cargo nas eleições de outubro. O de vice-governador estava vago com a saída de Luciano Barbosa para disputar as eleições municipais de 2020, e o presidente da Assembleia Legislativa não quis assumir o mandato, pois também será candidato em outubro.