Seja bem-vindo
Maceió,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo leva água a assentamento de reforma agrária nos 74 anos de Major Izidoro

Paulo Dantas também assinou ordem de serviço para entrega de mais cinco poços artesianos

secom/AL
Governo leva água a assentamento de reforma agrária nos 74 anos de Major Izidoro Paulo enfatiza a importância da segurança hídrica para os assentados. Foto: Edvan Ferreira / Agência Alagoas
Publicidade

Nos 74 anos do município de Major Izidoro, o governador Paulo Dantas entregou um poço artesiano no assentamento agrário São Félix. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a perfuração e construção de mais outros cinco desses equipamentos hídricos na cidade. Ao todo, o Governo de Alagoas destinará cerca de R$ 400 mil em recursos próprios para levar água para 170 famílias rurais dessa região sertaneja.

 

Durante a solenidade, Paulo enfatizou a importância da segurança hídrica para o consumo, agricultura familiar e outras atividades dos assentados. "Através do Programa Mais Água Alagoas, estamos trazendo água para as mais de 50 famílias que vivem aqui no assentamento São Félix. Com essa água que será produzida aqui nesse poço artesiano, o Governo do Estado também está promovendo dignidade, saúde, qualidade de vida, emprego e renda", destacou.



 

O governador disse também que o Mais Água Alagoas pretende universalizar o abastecimento de água e o saneamento básico em todo o estado. "O Governo do Estado pretende gerar oferta hídrica e proporcionar acesso democrático à água para acabar com as desigualdades sociais e estimular o desenvolvimento socioeconômico por meio desse recurso natural, que será produzido através desses poços artesianos por meio do Mais Água", contou.

 

A inauguração do poço, que conta com chafariz, bomba e caixa d'água, foi realizada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). "Este é um momento especial e histórico porque, quando fui superintendente do INCRA, em 2006, já se discutia a criação do assentamento São Félix. E em 2010, a ex-presidente Dilma autorizou a criação desse assentamento. E hoje, no aniversário de 74 anos de Mazor Izidoro, o Governo de Alagoas traz água para esse assentamento", lembrou, Gino César, secretário da SEMARH.

 



A presidente do assentamento São Félix, Carla Estefane, agradeceu ao Governo de Alagoas e disse que o poço vai alavancar a agricultura na região e a produção de outros alimentos, bem como fomentar o cooperativismo. "O poço vai dar sustentabilidade à agricultura local e ainda vai nos ajudar na colheita de feijão, milho, macaxeira e também de hortaliças", afirmou.

 

Também presente ao evento, o titular da Secretaria de Estado do Governo (Segov), Vitor Pereira, destacou a atuação transversal do Governo de Alagoas para a entrega de ações e realização de investimentos no estado. "A entrega desse poço faz parte do empenho transversal do secretariado do governo Paulo Dantas, que também atua de forma integrada com a gestão do presidente Lula", disse.

 

Além do poço em São Félix, Paulo assinou a ordem de serviço para a perfuração e construção de mais cinco nos assentamentos Curral Novo, Fazendinha, Travessia, Umbuzeiro e Sítio Velame, todas em Major Izidoro. A cidade também será beneficiada com a construção de cisternas, conforme anunciou a titular da Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI), Carla Dantas. "O Governo de Alagoas também estará trazendo mais políticas públicas para Mazor Izidoro com o programa de construção de cisternas para beneficiar comunidades rurais", disse.



 

O prefeito de Major Izidoro, Theobaldo Cavalcanti, agradeceu ao governador pelo poço em São Félix e pela assinatura da ordem de serviço de outros cinco. "Esses equipamentos irão melhorar a produção das famílias assentadas e contribuirá com o desenvolvimento da cidade", afirmou. Após a entrega do poço, Paulo participou das inaugurações de um centro educacional e de uma praça pública.

 

Estiveram presentes às solenidades o deputado federal Luciano Amaral e deputado estadual Bruno Toledo, o presidente da Câmara de Vereadores de Mazor Izidoro, Wel Virgínio; vereadores da cidade; o prefeito de Batalha, Wagnei Dantas, ex-prefeito de Minador do Negrão Emílio Bezerra e a gerente de contratos da Aqua Poços, Kelly Soares. As primeiras damas  Marina Dantas (Alagoas) e Daniela Cintra (Major Izidoro) também prestigiaram a solenidade.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.