Seja bem vindo
Maceió,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade
Publicidade

Fisioterapeutas destacam a importância do pilates para gestantes

Fonte: Gratta Comunicação
Fisioterapeutas destacam a importância do pilates para gestantes Reprodução
Publicidade

O período da gravidez é uma fase única na vida da mulher, repleta de emoções e transformações físicas e psicológicas. O corpo feminino passa por inúmeras mudanças, e a busca por atividades que proporcionem bem-estar e equilíbrio torna-se essencial. Entre as práticas mais recomendadas para gestantes, o pilates tem ganhado destaque. Mas qual é a visão dos especialistas sobre o tema?


A fisioterapeuta Tatiana Coelho pontua: “A gestação é um processo natural e, ao mesmo tempo, complexo. O pilates surge como uma ferramenta poderosa para ajudar a gestante a lidar com as mudanças posturais, o aumento do peso e a preparação para o parto”.


De fato, o pilates é uma modalidade que visa a integração do corpo e da mente, trabalhando de forma profunda a musculatura, a postura e a respiração. Para a fisioterapeuta  Lorena Davino, especializada em pilates para gestantes, "esta prática traz inúmeros benefícios, como a melhoria da postura, o fortalecimento do assoalho pélvico, além de ajudar na redução das dores lombares, tão comuns nesse período”.


Mas, a escolha de começar ou continuar a prática de pilates durante a gestação não deve ser tomada de forma impensada. É fundamental que haja uma orientação médica e o acompanhamento de profissionais especializados. “Como toda atividade física na gravidez, é essencial que o pilates seja praticado com moderação e sob supervisão. Algumas posições ou exercícios podem não ser recomendados para todas as gestantes”, enfatiza Tatiana.


O processo de preparação para o parto é uma das vertentes mais valorizadas do pilates. O trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico e o foco na respiração são elementos-chave para um parto mais tranquilo e consciente. Lorena acrescenta: “Além de beneficiar a mãe, o pilates contribui para o posicionamento do bebê, facilitando o processo de nascimento”.


Outro aspecto relevante é o bem-estar emocional. A prática regular de pilates pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando momentos de relaxamento e conexão com o próprio corpo e com o bebê.


Lorena finaliza: “A gravidez é um momento mágico e também de desafios. O pilates, quando orientado corretamente, é um aliado que permite à mulher vivenciar essa fase de forma mais harmoniosa, saudável e consciente”.


Em meio a uma sociedade que busca cada vez mais a integração do corpo e mente, o pilates para gestantes emerge como uma prática benéfica, que respeita os limites de cada mulher e celebra a magia da maternidade. A recomendação é clara: busque sempre orientação e dê a si mesma a oportunidade de vivenciar a gravidez de maneira plena e equilibrada.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha