ENTRETERIMENTO em DIA Brasil

Cantora Elza Sores morre aos 91 anos

Por Redação

20/01/2022 às 23:13:03 - Atualizado há
Uma mulher atemporal, consagrada como uma das maiores vozes da música brasileira, Elza se reinventou até o fim da vida. Ela morreu no mesmo dia de Mané Garrincha, o companheiro de quase duas décadas, 39 anos depois. Cantora Elza Sores morre aos 91 anos

Morreu nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, aos 91 anos, a cantora Elza Soares.

A voz rouca. Potente. Inconfundível. Elza Soares nasceu e cresceu na favela Moça Bonita, hoje conhecida como Vila Vintém, na zona oeste do Rio. Teve uma infância pobre, difícil, marcada por um casamento precoce - aos 12 anos, obrigada pelo pai. Do marido, Alaúrdes Soares, herdou o sobrenome.

"Eu me casei com 12 anos, acho que ninguém casa sem dar o primeiro beijo. Mesmo sendo um beijo. (Começa a cantar) "Eu dei um beijo na boca, que foi uma coisa louca, Você gostou, pediu bis, e eu neguei porque quis". Sabe que eu não me lembro, cara, mas existiu", relembrou a cantora em uma entrevista.

Apareceu pela primeira vez num programa de calouros no início da década de 1950. E foi desafiada por Ari Barroso.

"Seu Ari, eu sempre soube que quem vem aqui canta, que é programa de calouros... Mas ele disse: "Quem disse que você canta?". Eu respondi, "Eu sei que canto". "Então me responda, de que planeta você veio?". Eu disse: "Não é do planeta seu". E ele: "Qual o seu planeta?". E eu disse: "Planeta fome"", relembrou em uma conversa com a atriz e apresentadora Regina Casé.

Do planeta fome, Elza Soares ganhou o mundo.

Em quase 70 anos de carreira, não parou de se reinventar. Transitou pela bossa nova, pelo jazz, pelo sambalanço. Até, na década de 70, ser arrebatada pelo suingue da cadência do samba.

Do lugar onde cresceu, vem a paixão pelo samba - pela escola do coração, a Mocidade Independente de Padre Miguel. Um amor retribuído com uma homenagem no enredo do carnaval de 2020.

Elza já tinha sido intérprete de sambas na avenida, um território dominado até então por homens. Mas a mulher que quebrava barreiras e parecia incansável, chegou a pensar em desistir.

Empresário conta que Elza Soares falou a familiares em seus últimos momentos: 'Acho que vou morrer'

Relembre frases marcantes de Elza Soares

Elza Soares morreu no mesmo dia de Garrincha, quase 40 anos depois

Nos anos 80, a carreira passou pelo momento mais duro. Depois de uma conversa com Caetano Veloso, a parceira no samba-rap "Língua" fez o sucesso voltar com tudo.

Elza Soares morreu no mesmo dia que o companheiro de quase duas décadas. Mané Garrincha também morreu num dia 20 de janeiro, mas em 1983. Uma união conturbada que a própria Elza chamou de amor e dor.

"Eu sonho muito com o Mané. Foi o maior amor da minha vida. O maior amor da minha vida foi ele ", declarou em entrevista ao programa "Conversa com Bial".

A ela, Garrincha dedicou o título da Copa de 1962, no Chile. Durante a ditadura militar, Elza foi perseguida, e os dois viveram na Itália exilados. O casal teve um filho que morreu aos 9 anos em um acidente de carro.

Uma mulher atemporal, consagrada como uma das maiores vozes da nossa música, se reinventou até o fim da vida.

Em 2015, lançou "A mulher do fim do mundo", com músicas inéditas.

Em 2017, estreou no Rock in Rio. Dois anos depois, voltou ao festival para um show marcante com mensagens de combate ao racismo e à violência contra a mulher.

Uma vida tão rica virou espetáculo musical. Sete cantoras tiveram a oportunidade de viver Elza Sores em palcos pelo Brasil. E um depoimento, ela revelou de onde veio a força da artista.

"Vem como se fosse um gemido mesmo (faz o som de "aiiii"), que dói, né? Vem como um gemido e com um som, que até então ninguém fazia na música, e eu comecei e foi um sucesso grande", revelou.

Ninguém fazia e ninguém jamais fez igual.

"Eu acho que meu estilo é eterno, sabe? É samba, é autenticidade. Se a gente fugir disso, está mentindo", afirmou em uma entrevista gravada em 1970.
Fonte: g1
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2022 Alagoas Em Dia
Notícias o tempo todo

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia
X