Sa√ļde Alagoas

Rede hospitalar pública de AL, retoma realização de cirurgias cardiovasculares de alta complexidade

Procedimento para implantação de marcapasso foi realizado nessa terça-feira (19), na paciente Maria Salete, de 73 anos, que precisa do aparelho para ter uma vida normal

Por Suely Melo

20/10/2021 às 22:23:45 - Atualizado h√°

A realiza√ß√£o de cirurgias cardiovasculares de alta complexidade na rede hospitalar pública de Alagoas foi retomada nessa ter√ßa-feira (19). A aposentada Maria Salete Gomes da Silva, 73 anos, foi a primeira paciente a receber o aparelho de marcapasso durante procedimento realizado no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e localizada no bairro Cidade Universit√°ria, em Maceió.

O marcapasso é implantado através de uma incis√£o [corte na pele] realizada na regi√£o do tórax, embaixo da clavícula. Por meio desse corte, os eletrodos s√£o levados até o cora√ß√£o, por dentro de veias calibrosas, que passam pela regi√£o do ombro. O dispositivo emite estímulos elétricos até o cora√ß√£o, fazendo com que atinja uma frequ√™ncia cardíaca regular.

A filha da aposentada Maria Salete Gomes da Silva, que preferiu n√£o se identificar, relatou que a m√£e estava se sentindo muito fraca quando resolveu procurar um médico. Após ser atendida e passar por exames, ela descobriu que precisava passar por um procedimento para a coloca√ß√£o de um marcapasso.

"Minha m√£e tem o cora√ß√£o fraco. A gente chegou l√° no hospital e ela estava com as pernas inchadas. A médica pediu os exames e, a partir deles, descobriu que o cora√ß√£o dela estava muito fraquinho. O primeiro atendimento foi em Arapiraca, depois ela foi encaminhada para o HGE, antes de ser transferida para c√°. A gente espera que o marcapasso melhore a qualidade de vida dela.", disse a filha da aposentada Maria Salete Gomes da Silva.

De acordo com o médico cardiovascular, José Kleberth Tenório Filho, a cirurgia da paciente foi um sucesso. "Estamos iniciando no HMA o servi√ßo de estimula√ß√£o cardíaca artificial em Alagoas. É com um grande prazer que anuncio o início dessas atividades, asseguradas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde. Esse servi√ßo estava temporariamente indisponível para os alagoanos, mas, a partir de agora, iremos dar suporte aos pacientes que chegam à Rede Hospitalar Pública, com bloqueios cardíacos graves, e que necessitam de um implante de marca-passo", explicou o médico.

Fonte: Secom/AL
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia
Notícias o tempo todo

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia
X
X