"SUV do Argo" estreia em cinco versões, traz motor turbo e internet a bordo; versão mais cara sai por R$ 116 mil
"A Fiat antes do Pulse é uma. E será completamente outra depois." As palavras de Herlander Zola, diretor da marca italiana para a América Latina, dão a dimensão e o grau de importância do inédito SUV (conhecido durante muito tempo como Progetto 363) como um divisor de águas para a Fiat. Depois de mais de três anos de concepção do modelo, de inúmeros teasers, de flagras e da revelação no Big Brother Brasil, o carro estreia com grande expectativa para agradar quem quer algo mais que um hatch — mas ainda não pode pular para um SUV compacto (de verdade) — e, de quebra, para disputar a preferência diretamente com o Volkswagen Nivus.
Para isso, a Fiat caprichou no Pulse: dois motores (um deles é o novo três cilindros 1.0 turbo, de que falaremos mais adiante), cinco versões – com três acabamentos – (Drive 1.3 MT, Drive 1.3 AT, Drive 1.0T, Audace 1.0T e Impetus 1.0T), câmbio CVT, visual diferenciado e um bom punhado de tecnologia. O preço é competitivo: de R$ 79.990 a R$ 115.990. O Nivus, por exemplo, vai de R$ 105 mil a quase R$ 122 mil. A faixa de preço do Pulse coloca em xeque o Argo Trekking, que deve deixar de ser oferecido em breve.
Versões e preços
Drive 1.3 manual | R$ 79.990 |
Drive 1.3 CVT | R$ 89.990 |
Drive 1.0 turbo CVT | R$ 98.990 |
Audace 1.0 turbo CVT | R$ 107.990 |
Impetus 1.0 turbo CVT | R$ 115.990 |
Vamos começar pelas entranhas do Pulse, que foi polemicamente tratado como "SUV do Argo" desde sempre — em nenhuma apresentação oficial do carro os executivos se referiram a um hatch compacto. De acordo com a Fiat, o SUV usa uma plataforma inédita chamada Modular Architecture (MLA).
Na sigla, ao menos, ela é diferente da MP1 utilizada no Argo. Ainda segundo a marca, a base traz diversas modificações para melhorar a qualidade de rodagem, com vistas a diminuir ruídos, vibrações, asperezas e, claro, aumentar a segurança — tanto que os engenheiros prolongaram a longarina dianteira em 50%. No fim, 87% da carroceria é composta de aços de alta e ultra-alta resistência.
A lateral é a parte mais comum entre Pulse e Argo, porém para-choques e lanternas são exclusivos — Foto: Christian Castanho/Autoesporte