Sa√ļde Alagoas

Maceió registra queda em cobertura vacinal para menores de 15 anos, aponta Ministério da Saúde

Por Redação

06/10/2021 às 11:12:16 - Atualizado h√°
Levantamento mostrou diminui√ß√£o de 20% na cobertura vacinal de crian√ßas e adolescentes da capital. Gerente do PNI do munic√≠pio diz que fator pandemia influenciou os faltosos. Ministério da Sa√ļde lan√ßa campanha para estimular vacina√ß√£o de crian√ßas e adolescentes

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um levantamento do Ministério da Sa√ļde (MS) apontou queda de 20% na cobertura de vacina de crian√ßas e adolescentes menores de 15 anos de Maceió em 2020. A informa√ß√£o foi divulgada pela Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) nesta quarta-feira (6).

Os baixos √≠ndices de imuniza√ß√£o de crian√ßas no Brasil v√™m sendo marcados desde 2015, o que só piorou com a pandemia. A gerente de Imuniza√ß√£o do Programa Nacional de Imuniza√ß√£o (PNI) do munic√≠pio, Sandra Ferreira, fala como o coronav√≠rus influenciou no movimento antivacina.

"A pandemia contribuiu para a queda das coberturas vacinais. Os respons√°veis pelas crian√ßas e adolescentes se sentiram receosos em levar seus filhos às unidades de sa√ļde para a realiza√ß√£o da vacina√ß√£o, como também os adeptos do movimento antivacina, que prejudicam e influenciam negativamente a cobertura de vacina√ß√£o", explica.

A Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde (OMS) diz que a "hesita√ß√£o em se vacinar" é uma das dez maiores amea√ßas globais à sa√ļde. O médico oncologista Drauzio Varella rebate a onda crescente de movimentos cr√≠ticos à vacina√ß√£o e afirma que as vacinas s√£o o grande respons√°vel pelo aumento da expectativa de vida em todo o mundo no √ļltimo século.

LEIA TAMBÉM

Imunização de crianças em queda: por que os pais deixam de vacinar os filhos?

Metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas que deveria em 2020

Conte√ļdo falso antivacina cresce 131% em rede social com in√≠cio da imuniza√ß√£o contra Covid

Os baixos √≠ndices de vacina√ß√£o desse p√ļblico em todo o Brasil fizeram o Ministério da Sa√ļde lan√ßar a Campanha Nacional de Multivacina√ß√£o. A campanha segue até 29 de outubro com a oferta de 18 tipos de vacinas.

Vacinas em Maceió

As crian√ßas e adolescentes de Maceió podem encontrar as seguintes vacinas nos postos de vacina√ß√£o da capital:

BCG Hepatite A e B

Penta (DTP/Hib/Hep B)

Pneumocócica 10 valente

VIP (Vacina Inativada Poliomielite)

VRH (Vacina Rotavírus Humano)

Meningocócica C (conjugada)

VOP (Vacina Oral Poliomielite)

Febre amarela

Tr√≠plice viral (Sarampo, rubéola, caxumba)

DTP (tríplice bacteriana)

Varicela e HPV quadrivalente

Fonte: G1
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia
Notícias o tempo todo

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia
X
X