Sa√ļde Alagoas

Mais de 58 mil pessoas deixaram de tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid em Maceió

Por Redação

29/09/2021 às 13:45:27 - Atualizado h√°
Conclus√£o do esquema vacinal garante a efic√°cia do imunizante. Infectologista afirma que pandemia só ser√° controlada com todo mundo completamente imunizado. Quase 60 mil pessoas n√ßao conclu√≠ram o esquema vacinal em Maceió

Secom Maceió

Maceió j√° soma 58.582 pessoas que passaram do prazo e ainda n√£o foram tomar a segunda dose da vacina contra o coronav√≠rus. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) nesta quarta-feira (29).

A segunda dose é essencial para completar o esquema vacinal e garantir prote√ß√£o conta a Covid-19. Com exce√ß√£o da vacina desenvolvida pela Johnson&Johnson, que utiliza apenas uma dose, os outros imunizantes precisam de duas aplica√ß√Ķes para garantir a efic√°cia da vacina√ß√£o.

De acordo com o levantamento da SMS, entre os faltosos, 24.817 não concluíram a imunização com a AstraZeneca; 19.047 deixaram de tomar a segunda dose da CoronaVac; e 14.718, da Pfizer.

AstraZeneca - 24.817 faltosos (13%)

CoronaVac - 19.047 faltosos (16,04%)

Pfizer - 14.718 faltosos (14,71%)

O infectologista Renee Oliveira ressalta a import√Ęncia da conclus√£o do esquema vacinal para o controle da pandemia no estado.

"No √ļltimo m√™s, houve uma importante redu√ß√£o no n√ļmero de casos novos de Covid-19, de interna√ß√Ķes e óbitos pela doen√ßa. O que aconteceu de diferente? A vacina√ß√£o, que foi intensificada. As pessoas se vacinando com a primeira dose, outras completando sua imuniza√ß√£o. Mas isso n√£o é suficiente, ainda h√° um n√ļmero grande de pessoas que sequer tomaram a primeira dose e isso precisa mudar", adverte Renee.

LEIA TAMBÉM

Entenda a import√Ęncia de tomar a segunda dose da vacina

Os riscos de n√£o tomar a segunda dose da vacina

Ele lembra ainda que com a circula√ß√£o das variantes é necess√°rio tomar as duas doses da vacina.

"A delta j√° é prevalente no Brasil. Existe um risco de a situa√ß√£o sair do controle e aumentar o n√ļmero casos novos [da doen√ßa]. Todos devem tomar as duas doses. Fazendo isso, a possibilidade de que venhamos a ter o controle da pandemia até o final do ano aumenta muito", disse.

Neste mês, Alagoas registrou mais de 300 casos confirmados de variantes do coronavírus. Uma pesquisa feita pela revista científica "The Lancet", do Reino Unido, mostrou que pacientes infectados com a variante delta têm o dobro de chance de serem hospitalizados em comparação com aqueles que foram infectados pela alfa.

A vacina√ß√£o segue em Maceió para adolescentes a partir de 12 anos e pessoas que precisam concluir o esquema vacinal.

Os idosos com 70 anos ou mais (desde que tenham tomado a 2¬™ dose da vacina h√° pelo menos seis meses) e pessoas com baixa imunidade, os imunossuprimidos (desde que tenham tomado a 2¬™ dose da vacina h√° 28 dias), também podem tomar a dose de refor√ßo.

Na terça-feira (28), Alagoas recebeu mais 72.990 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para reforçar a campanha de imunização no estado.

Fonte: G1
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia
Notícias o tempo todo

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia
X
X