Seja bem vindo
Maceió,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade
Publicidade

Força-tarefa tem plano de ação voltado à regularização fundiária em assentamentos do Sertão

Iteral projeta emissão de ao menos 800 títulos de propriedade no segundo semestre de 2023

Fonte: secom/AL
Força-tarefa tem plano de ação voltado à regularização fundiária em assentamentos do Sertão Reprodução
Publicidade

O Governo do Estado vem promovendo significativos avanços no âmbito da regularização fundiária, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).  Há pouco mais de duas semanas, a autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) anunciou a criação de uma força-tarefa com o propósito de dar celeridade aos trabalhos de titulação de propriedades, habitadas por pequenos produtores em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  

A iniciativa já permitiu que 130 agricultores familiares do Assentamento Juá II, localizado em Delmiro Gouveia, fossem considerados aptos a receber o benefício que garante aos trabalhadores rurais, segurança jurídica e o acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo, além da possibilidade da abertura de linhas de crédito que os permitem investir na aquisição de insumos, equipamentos e materiais.

 

Paralelamente à atuação na comunidade do alto sertão alagoano, o órgão de terras se mobilizou para garantir a emissão de outros 440 títulos, provenientes do Programa Rural Legal, que serão destinados a agricultores familiares dos municípios de Flexeiras, Joaquim Gomes, Messias, Murici, Novo Lino, Paulo Jacinto, Pindoba, São José da Laje, São José da Tapera, São Luís do Quitunde e Pão de Açúcar. E os avanços alcançados a partir do esforço concentrado do Instituto não pararam por aí. 

 

Beneficiados

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, os Assentamentos Boa Vista, Bom Jesus e Araçá, também pertencentes à região de Delmiro Gouveia, serão os próximos a ser regularizados. Já georreferenciadas, as áreas que abrigam dezenas de pessoas estão inclusas em um plano de ação que projeta alcançar 800 famílias até o final de 2023.

 

Para Cícero Porfírio de Menezes, 59 anos, a notícia significa que a realização de um antigo sonho está bem próxima. "Não vejo a hora de ter o título nas mãos. Sem ele, pouco podemos fazer. São muitos anos de luta e perseverança, mas o Iteral jamais deixou de estar de portas abertas para nós", disse o agricultor familiar que vive no Assentamento Bom Jesus desde maio de 2005. Na horta de sua residência, Cícero produz palma, milho, feijão e uma série de frutas. 


 

Na última quinta-feira (27), uma equipe do setor de Assessoria de Monitoramento de Programas e Projetos do órgão de terras esteve na comunidade para encaminhar a conclusão do cadastro dos pequenos produtores que serão beneficiados através da iniciativa do Governo de Alagoas. 


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha