Geral Brasil

Casal que adotou 21 filhos celebra Dia dos Pais com cura da família após Covid: 'Aliviado por todos estarem bem'

Por Redação

08/08/2021 às 07:20:40 - Atualizado há
Todas as 16 pessoas que vivem com Silvio e sua esposa estão bem e nenhum deles precisou ser internado; casal mora em Itatiba, interior paulista. Casal adotou 21 filhos e formou uma "superfamília" em Itatiba (SP)

Arquivo pessoal

O casal que adotou 21 filhos em Itatiba, interior paulista, diz que o Dia dos Pais terá um motivo a mais para celebrar: a cura de toda a família da Covid neste ano e nenhum internado durante a contaminação. Silvio de Andrade diz que estar com os filhos se tornou ainda mais especial depois que superaram o coronavírus. Todos estão bem e nenhum deles precisou ser internado.

"Eu até falei: se alguém tiver que ficar muito ruim que fique eu, não eles. Porque é ruim ver e não ter o que fazer, então fiquei bem aliviado", diz Silvio.

Silvio conta que parte das 16 pessoas que moram com ele atualmente foi infectada em dezembro. Ele acredita que o vírus chegou à família após a esposa e três filhos irem até a casa de uma vizinha para recolher uma doação que seria encaminhada para a Casa do Idoso da cidade, local que a família ajuda.

Na casa, um dos filhos brincou com uma das crianças do local. "Não sabíamos que ela estava com Covid. Uma semana depois os meninos já começaram a apresentar os sintomas", conta.

A partir daí, a contaminação ocorreu de forma gradativa, segundo Silvio. "Começou no dia 23 de dezembro, teve outra pequeno grupo nesse meio tempo e aí no início de janeiro teve outro tanto e depois janeiro teve mais um pouquinho", explica.

Além dos moradores da casa, dois filhos que vivem fora também contraíram o vírus, mas, assim como os irmãos, tiveram sintomas leves.

Ele conta que apenas um filho da casa não contraiu a doença, mas que ninguém desenvolveu um quadro grave. Já Silvio teve 40% do pulmão comprometido por conta do vírus, mas, com recomendação médica, conseguiu se tratar em casa realizando fisioterapia.

Até o momento apenas ele, a esposa e mais um filho estão vacinados, e restante aguarda a idade na campanha.

Comemoração em família

Para Silvio, cada filho é especial e passar esta data com eles é uma dádiva. "Cada um tem a sua particularidade, a sua forma de carinho, o seu jeito diferente. Passar o dia dos pais depois de tudo o que aconteceu vai ser divertido, eu bati na trave, né?", declara.

Além dos filhos que estarão presentes, Silvio e sua esposa, Marlene Steagall, também acolhem uma mãe e três filhos que foram resgatados de um pai abusivo. Ele conta que, com o tempo, as crianças passaram a o enxergarem como uma figura paterna na casa.

"Uma das crianças fez um cartão de Dia dos Pais e deixou no meu quarto. Eles têm a mim como pai porque não possuem uma figura paterna na vida deles. É tão bom porque você vê que eles acreditam em você", diz.

Casal que adotou 21 filhos diz que também acolheu outra família de quatro integrantes em Itatiba

Arquivo pessoal

Adoção

Através de adoções, casal de Itatiba cria família com 23 filhos

Silvio e Marlene são conhecidos por realizarem trabalhos voluntários e com pessoas em situação de rua em Itatiba, interior de São Paulo. Há 20 anos, eles decidiram ajudar o próximo de uma forma diferente: através da adoção. Ao longo destas duas décadas, 21 filhos chegaram à família.

Segundo Marlene, que tem duas filhas biológicas com o marido Silvio, a decisão foi tomada após o casal observar a falta de estrutura familiar de vários jovens na cidade.

"A gente vê muitas crianças na rua por conta de não terem uma estrutura dentro de casa, de não terem um pai e nem uma mãe. Então, a gente decidiu fazer isso para ajudar, para eles sentirem mesmo o que é uma família", diz.

A primeira criança foi acolhida em 2001. O casal começou pensando em dar uma assistência a quem precisava. De lá para cá, foram mais de 90 crianças e adolescentes adotados. Alguns voltaram para as famílias biológicas e outros acabaram retornando para as ruas. Até que o casal decidiu adotar as crianças.

Hoje, 16 filhos vivem com Silvio e Marlene em uma casa com seis quartos e 8.300 metros quadrados, que foi doada. São sete quartos, sendo um para as meninas, quatro para os meninos, um para o casal e um para a família acolhida. Os outros filhos já se casaram ou foram morar sozinhos

Casal com duas filhas adotou 21 crianças em Itatiba

Reprodução/TV TEM

A família conta com a ajuda de voluntários e de doações, mas a renda que sustenta a todos vem da venda de bolos e doces em um food truck. Esta foi a forma que Silvio encontrou de trabalhar e estar perto dos filhos, pois a ajuda financeira que eles recebem é apenas durante a infância das crianças.

"Nós temos as despesas, que são luz, telefone, combustível, farmácia, despesas de mercado. Essa ajuda vem quando são crianças, mas, depois que crescem, ela não vem mais", explica.

Com tanta gente dentro do imóvel, Silvio e a esposa Marlene decidiram delegar funções para que não ficasse pesado para ninguém. "Cada um tem uma lista. Lavar a louça, preparar a refeição, preparar o café, arrumar a mesa, coisas assim", explica.

O pai diz que, com a ajuda de todos, tarefas como preparar o almoço não levam muito tempo. "Começam umas 11h30 e quando são 13h já está tudo pronto", conta.

Casal de Itatiba que adotou 21 filhos também acolhe família em casa

Gastos

Com uma "superfamília" em casa, o consumo de alimentos é alto, assim como o uso de materiais de limpeza. Silvio conta que quilos de comida são preparados por dia ou por mês no local. Confira alguns dos produtos utilizados:

Arroz - média de um pacote por dia, se toda a família estiver em casa;

Feijão - média de dois quilos por dia;

Mistura - não comem todos os dias, apenas uma vez por semana. Média de 3,5 quilos por refeição. Se forem ovos, são 20 por refeição;

Sabonete – média de 12 a 15 por semana;

Creme dental – média de seis a oito tubos por semana;

Detergente – duas caixas por mês;

Água sanitária – média de seis litros por semana.

Fonte: G1
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia
Notícias o tempo todo

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia
X
X