Seja bem-vindo
Maceió,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Aos 6 anos, aluna da rede municipal com paralisia cerebral dá exemplo de superação

Lorena Farias nasceu com uma cardiopatia rara e passou por um transplante cardíaco; no Instagram, ela interage com mais de 13 mil seguidores mostrando sua rotina na escola e em casa

secom/Maceió
Aos 6 anos, aluna da rede municipal com paralisia cerebral dá exemplo de superação Estudante da rede municipal encanta mais de 13 mil pessoas nas redes sociais compartilhando rotina de superação. Foto: Cortesia
Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do ensino em sala de aula e diversos projetos e programas, assegura a acessibilidade e os direitos dos alunos da educação especial. Exemplo disso é a pequena Lorena Farias, 6 anos. Aluna da Escola Municipal Olavo Bilac, no Feitosa, Lorena nasceu com uma cardiopatia grave, sofreu sete paradas cardíacas, passou por um transplante de coração e enfrenta dificuldades motoras devido à paralisia cerebral, sequela de uma das paradas cardíacas.

Totalmente integrada às atividades escolares, a pequena encanta milhares de seguidores nas redes sociais ao compartilhar sua rotina de estudos e de lazer com a família. A mais recente publicação de Lorena no Instagram @lorenaguerreira2017, onde possui mais de 13 mil seguidores, é sobre a Feira Literária do projeto VaLER a Pena, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

No evento, realizado na terça-feira (11), os alunos da rede municipal, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), receberam um kit com quatro livros, de diferentes gêneros literários, para estimular a leitura pelos alunos e pela família dentro de casa. Lorena compartilhou com os seguidores o seu entusiasmo com a Feira Literária, mostrou seus novos livros e os amigos, concluiu dizendo que estava muito feliz e pedindo para a mãe abrir o kit literário.

Larissa Farias, mãe de Lorena, conta como é importante a acessibilidade e inclusão do ensino municipal para sua filha: “Fico extremamente feliz com a garantia de direitos iguais a crianças com necessidades especiais, como é o caso de Lorena. Sou grata pelo trabalho da Prefeitura, pois percebo que nem as escolas particulares do município possuem um trabalho tão satisfatório com as crianças portadoras de necessidades especiais”.

Larissa Farias  fala com orgulho da evolução da pequena Lorena e elogia acolhimento na escola. Foto: Cortesia
Larissa Farias fala com orgulho da evolução da pequena Lorena e elogia acolhimento na escola. Foto: Cortesia

Ela prosseguiu dizendo que a filha está se adaptando muito bem e que a aceitação dos colegas de sala "é maravilhosa". "Ela participa de todas as atividades, sem nenhuma limitação. E o projeto VaLER a Pena proporcionou ainda mais essa integração. Sinto-me realizada com o projeto por promover esse momento literário, proporcionando à minha filha o encontro com a arte da palavra”, concluiu.

Novo coração e vida nova

Logo após seu nascimento, Lorena foi diagnosticada com uma cardiopatia rara que não possuía cirurgia para correção, sendo a única alternativa um transplante de coração. A pequena precisou passar seus primeiros sete meses de vida tomando medicações para fortalecer o coração, porém com o passar do tempo os remédios foram perdendo força.

A mãe de Lorena, Larissa Farias, começou uma campanha para realizar o transplante, que era a única maneira de assegurar a vida de sua filha. Durante o período de espera, Lorena teve sete paradas cardíacas, sendo a mais severa de 20 minutos, o que resultou em uma paralisia cerebral que afetou a parte motora de seu cérebro.

Segundo Larissa, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional ajudam no desenvolvimento e qualidade de vida de Lorena. Foto: Cortesia
Segundo Larissa, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional ajudam no desenvolvimento e qualidade de vida de Lorena. Foto: Cortesia

Após quase um ano hospitalizada, entre as fases pré e pós-transplante, Lorena deixou o hospital com um novo coração e a vida inteira pela frente. A mãe conta que hoje Lorena faz diariamente fisioterapia e terapia ocupacional, além de ter o acompanhamento de um fonoaudiólogo. Tudo isso contribui para uma melhora gradativa em relação às sequelas da parada cardíaca, resultando no aumento da sua qualidade de vida.

“Todos os dias minha princesa faz exercícios para fortalecer a parte motora de seu corpo, sempre avançando cada vez mais, a cada dia, assim desenvolvendo muito bem a sua carreira estudantil. Me sinto privilegiada por Deus ter me escolhido para ser a mamãe dela”, finalizou Larissa.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.