Automóveis Veículos

Sucesso de Land Cruiser com terroristas faz Toyota adotar política drástica de vendas

Fabricante proíbe a revenda do SUV por um ano e quem desobedecer vai tomar multa

Por Redação

04/08/2021 às 08:33:23 - Atualizado h√°
Toyota Land Cruiser 300

A nova gera√ß√£o do Toyota Land Cruiser 300 (sucessor do Bandeirante) est√° à venda e j√° tem mais de 22 mil pedidos. Para adquirir o SUV, no entanto, os compradores precisar√£o obedecer a uma importante restri√ß√£o: n√£o poder√£o revender o carro durante um ano.

O motivo? Terroristas est√£o entre os principais interessados no veículo e usam pessoas comuns para conseguir compr√°-lo.

A decis√£o foi tomada com base em uma investiga√ß√£o feita pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, que detectou que essas organiza√ß√Ķes t√™m interesse pelo Cruiser e pela picape Hilux devido suas características off-road (rodagem em diversos terrenos em alta velocidade e tra√ß√£o nas quatro rodas).

De acordo com o site Creative Trends, a fabricante estabelecer√° em contrato a regra de que os clientes devem ficar com o SUV por 12 meses (tempo o bastante para que as unidades sejam monitoradas) após receb√™-lo. Se o contrato for violado, o propriet√°rio do LC300 n√£o poder√° comprar outro carro da marca por tempo indefinido.

A montadora explica que "h√° um risco de violar as leis de comércio internacionais e, dependendo do destino da exporta√ß√£o, pode levar a problemas sérios que amea√ßam a seguran√ßa global."

Essas restri√ß√Ķes ser√£o aplicadas também para as concession√°rias que revenderem o modelo. "Diversas medidas poder√£o ser tomadas, como cobrar multa e processar a concession√°ria e o cliente", diz a montadora. Além disso, ser√° proibida a essas lojas a encomenda de novas unidades do LC300.


O Land Cruiser é quase considerado o carro oficial da ONU — Foto: Divulga√ß√£o

O Land Cruiser é quase considerado o carro oficial da ONU — Foto: Divulga√ß√£o

Há ainda outro motivo para tal procedimento: evitar que os proprietários façam a revenda do modelo para lucrar, já que há uma alta procura pelo SUV em alguns lugares.

Devido à escassez da nova gera√ß√£o do carro no mercado atual, a Toyota est√° fazendo o possível para oferec√™-lo para compradores que realmente utilizar√£o o veículo, e essas revendas atrapalham.

Atualmente, só o Jap√£o oferece o modelo, mas o LC300 ainda deve ser lan√ßado oficialmente em outras regi√Ķes. Entretanto, o Cruiser n√£o vir√° para o Brasil. Com o SW4 por R$ 359.790 na vers√£o topo de linha e a possibilidade da configura√ß√£o Diamond voltar às lojas, n√£o vale a pena a Toyota apostar em um SUV mais caro.

Vale lembrar que o Land Cruiser 300 é equipado com um motor V6 diesel biturbo de 300 cv e possui tecnologias como o Monitor Multi-Terrain, que alerta o motorista sobre obst√°culos em estradas escuras e o seletor autom√°tico de terreno.

Fonte: Autoesporte
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia
Notícias o tempo todo

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia