Seja bem-vindo
Maceió,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade
Publicidade

Uncisal e Ufal ofertam primeiro mestrado profissional em Educação Especial de Alagoas

No Brasil, são apenas quatro cursos na área; proposta é a segunda do Nordeste aprovada pela Capes

secom/AL
Uncisal e Ufal ofertam primeiro mestrado profissional em Educação Especial de Alagoas Reprodução
Publicidade

Universidades Públicas de Alagoas vão ofertar o primeiro mestrado profissional em Educação Especial do estado. O Programa Associado de Pós-Graduação é uma proposta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou a aprovação no último dia 10 de julho. No Brasil, são apenas quatro cursos na área de Educação Especial e a proposta de Alagoas é a segunda do Nordeste.

 


A oferta do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Especial (PROPGEES), proposto pela parceria entre duas Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Alagoas (Uncisal e Ufal) vai proporcionar formação continuada para profissionais de diferentes áreas do conhecimento. O mestrado profissional contribuirá com o desenvolvimento de inovações tecnológicas, pedagógicas e de propostas de serviços de apoio à inclusão para as escolas nas quais os profissionais envolvidos atuem ou possam atuar.

 


O professor-doutor David dos Santos Calheiros, coordenador do mestrado acadêmico em Educação Especial pela Uncisal, ressaltou que a proposta de construção do Programa de Pós-Graduação  foi elaborada por muitas mãos, o que exigiu uma série de reuniões para compreender melhor o potencial do grupo formado e o fio condutor que conectava os professores e pesquisadores da Uncisal e Ufal em um projeto comum. Ele vai coordenar o programa de pós-graduação em parceria com a professora-doutora Neiza de Lourdes Frederico Fumes, da Ufal.



 

“A construção do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Especial considerou a expertise, a maturidade acadêmica, a relevância, os impactos, os pesquisadores e os professores da Uncisal e da Ufal”, destacou David dos Santos Calheiros, que possui mestrado e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 


O grupo de professores proponente do Mestrado Profissional em Educação Especial recebeu apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal e da Ufal, que colaboraram com o assessoramento individualizado, disponibilização dos documentos de área e outros necessários à construção da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), articulação de visitas técnicas e facilitação com consultores da Capes. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) também compreendeu a implantação da proposta como uma necessidade social do estado e região.

 


“A Uncisal apresentou mais uma grande conquista”, comemora a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, a professora-doutora Mara Ribeiro. “Com a aprovação do mestrado profissional em Educação Especial, a Uncisal passa a contar com quatro programas de pós-graduação. Esse avanço demonstra que existe, na Uncisal, um ambiente de pesquisa favorável, promove a colaboração interdisciplinar, estimula a divulgação e publicação de pesquisas e reconhece a excelência em pesquisa”, afirmou a pró-reitora.


 


Processo seletivo

 

O edital de seleção deverá sair ainda este ano e será aberto para profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que tenham diploma de ensino superior.

 


Todo o processo seletivo para ingresso de discentes no Programa de Pós-Graduação Profissional, bem como o número de vagas, obedecerá aos critérios estabelecidos em edital específico a cada ano. O edital de seleção será único para ambas as instituições associadas e deverá mencionar o número de vagas para cada instituição. No momento da inscrição para o processo seletivo, o candidato deve fazer a opção pela instituição que ele irá concorrer. 

 


A abertura de turmas para entrada de novos alunos será anual e a pontuação e peso de cada etapa de avaliação específica serão definidos no respectivo edital do processo seletivo. O candidato aprovado e classificado na seleção deverá efetuar sua matrícula na mesma instituição na qual fez a inscrição para o processo de seleção, dentro dos prazos fixados pelo calendário escolar do Programa de Pós-Graduação Profissional.

 


As disciplinas serão oferecidas preferencialmente na instituição de origem do docente, cabendo ao discente o deslocamento para o local da aula. A Uncisal e a Ufal contarão com salas de aulas exclusivas em seus polos, com previsão de pelo menos duas em cada instituição. 

 


Pelo fato de as duas instituições estarem localizadas na mesma cidade, em uma distância de apenas 18,8 km, as disciplinas ocorrerão no formato presencial, com a possibilidade de uso complementar da modalidade à distância (os alunos contarão com salas equipadas com computadores e laboratórios para pesquisa). A divulgação prévia dos locais deverá ser feita no período de matrícula da disciplina, a fim de viabilizar a mobilidade discente e a simultaneidade das aulas. 

 


Para obtenção do diploma, o mestrando deverá ter atendido todas as exigências previstas no Regulamento interno do  Programa de Pós-Graduação Profissional e ser aprovado no exame de defesa da dissertação. A emissão dos documentos curriculares do discente e a expedição do diploma será de responsabilidade da instituição de matrícula do aluno.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.