Seja bem-vindo
Maceió,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade
Publicidade

Ronaldo Lessa destaca a importância da parceria do Estado com o Governo Federal para diminuir os impactos das enchentes

Ronaldo ressalta a atitude do governo de Alagoas em agir rápido para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas

secom/AL
Ronaldo Lessa destaca a importância da parceria do Estado com o Governo Federal para diminuir os impactos das enchentes Vice Governador Ronaldo Lessa
Publicidade

Após a coletiva desta terça-feira (11), no Palácio República dos Palmares, em que o governador Paulo Dantas anunciou medidas em conjunto com o Governo Federal para ajudar cidades e moradores atingidos pelas fortes chuvas, como a criação de um comitê para execução de obras estruturantes com Pernambuco, o vice-governador Ronaldo Lessa exaltou este novo momento de parceria. “O Estado está recebendo o apoio do presidente Lula por meio dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; dos Transportes, Renan Filho e do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. É momento de ação para cuidar de nossa gente e de estratégias para planejar projetos que, a longo prazo, devem diminuir os impactos das chuvas fortes nas cidades ribeirinhas”, explicou.


Para o vice-governador, Paulo agiu na hora certa, frente aos problemas causados pela elevação dos rios. “O Paulo, após o anúncio da enchente, fez os decretos de emergência e o Governo Federal, no mesmo dia, os acatou; ou seja, homologou as solicitações de emergência. O governador tem agido com toda presteza e com rapidez. Na reunião do último sábado, com todos os secretários na Secretaria de Planejamento, ele afirmou que a calamidade é um problema de todos nós, e determinou, de imediato, empenho dos gestores para minimizar o sofrimento da população neste momento emergencial”, destacou.



O vice-governador destacou o prestígio do governador Paulo Dantas e a sensibilidade do Governo Federal, que reuniram três ministros em Alagoas num só dia. “Olha, você ter três ministros aqui, não é todo dia. Você vê a diferença do Governo Lula para o governo passado, que não ajudava. Eles vieram pessoalmente para dizer que Brasília vai ajudar na assistência aos desabrigados e desalojados. Quer dizer, isso é importantíssimo, porque o governo e os prefeitos não vão ficar sós, terão suporte, vão prestar assistência com mais efetividade.”, destacou.

Outra questão ressaltada por Ronaldo Lessa, foi a necessidade de obras estruturantes como barragens para conter o avanço das águas em futuras quadras chuvosas. “Como a gente pode conter os alagamentos. A solução é fazer barragens, desde Pernambuco até aqui. O quanto vai se gastar com isso não é nada se você faz o histórico do quanto se sofreu nesses 20, 30 anos de enchentes”, ressaltou.



O vice-governador falou ainda, que ontem, em Recife, almoçou com o Ministro Waldez Góes e a governadora Raquel Lyra. Lá ela também pediu ao ministro o empenho para fazer as barragens em Pernambuco. “Essas barragens lá, já ajuda a gente, diminuindo os prejuízos porque as águas das chuvas já vêm com menor força. A barragem não só protege como também é um ponto positivo de desenvolvimento. Você pode usar, inclusive, para gerar energia. É algo estruturante que Alagoas e Pernambuco precisam”, finalizou.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.