Seja bem-vindo
Maceió,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Chuvas: Prefeitura de Maceió monta estratégia de atendimento de urgência à população

Secretarias envolvidas formam força-tarefa e estão com equipes nas ruas e em alerta para minimizar danos aos maceioenses

secom/Maceió
Chuvas: Prefeitura de Maceió monta estratégia de atendimento de urgência à população Esforços do Município estão direcionados a amenizar perdas da população com as chuvas / Foto: Jonathan Lins
Publicidade

A Prefeitura de Maceió montou uma estratégia de atendimento de urgência para as pessoas afetadas pelas fortes chuvas que caem na capital desde a tarde dessa sexta-feira (07). O foco do Município é garantir a segurança e acolhimento da população que mora em áreas de risco e que precisarem deixar suas casas.

Em reunião com o coordenador executivo institucional da Prefeitura de Maceió, Claydson Moura, as secretarias definiram quais são as ações prioritárias durante as próximas horas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) disponibilizou o abrigo de Jaraguá, com 100 vagas, para receber pessoas desalojadas e já iniciou o processo de aquisição de kits de higiene pessoal, limpeza e outros materiais.

Os Centros POP e o Restaurante Popular estão a postos para, a qualquer momento, atender demandas relacionadas à chuva. E as equipes da pasta farão buscas ativas nas regiões de risco para identificar famílias que precisem ser realojadas.

A Autarquia de Limpeza Urbana está responsável por auxiliar na remoção das famílias com o transporte de bens para as escolas que servirem de abrigo e também deverá realizar a higienização desses espaços. A equipe de supressão de árvores da pasta está em alerta para as demandas.

A Secretaria de Educação começou a identificar escolas que poderão servir como abrigos e a realizar a preparação desses locais para receber famílias, com o reforço de equipes e insumos.

A Secretaria de Saúde disponibilizou equipes e medicamentos para atendimento das pessoas desalojadas e alinha com unidades de saúde e hospitais a disponibilidade de vagas para casos em que a população necessite de encaminhamento.

A Secretaria de Infraestrutura está responsável por intensificar a limpeza de galerias e as ações nas encostas. E a Secretaria de Segurança Comunitária está direcionada a ajudar no recolhimento e transporte de móveis e objetos das famílias desalojadas, além de apoiar as operações das demais pastas.

Também faz parte da ação conjunta o Departamento de Transportes e Trânsito, que faz o gerenciamento do tráfego de veículos em todas as áreas onde houver demanda das secretarias.

De acordo com o coordenador executivo, Claydson Moura, a força-tarefa se faz necessária por conta da quantidade de chuva nas últimas 24 horas, que era o esperado para 15 dias, e está garantindo agilidade no atendimento à população, com o intuito de amenizar as perdas. 

Ele ressalta que o trabalho realizado pela Defesa Civil e Infraestrutura nas encostas tem dado resultado, e destacou que não houve nenhum óbito em Maceió.

“Mais uma vez, Maceió enfrenta a força da natureza, e esse trabalho coordenado pessoalmente pelo prefeito JHC, através da Coordenação Executiva, não vai descansar um segundo. Muito lixo também está sendo recolhido, porque as pessoas reclamam da cidade suja, mas são as mesmas que jogam lixo e esperam que ele desapareça. E, por fim, é importante reforçar que apesar de o tempo ter segurado, as pessoas estejam atentas, a previsão ainda é de muita chuva”, afirma.

Até o momento, há famílias acolhidas no abrigo de Jaraguá e na escola Antídio Vieira, no Trapiche, ambos estruturados com colchões, alimentação, carros-pipa, equipes de saúde e assistência social e de segurança.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.