Educação Alagoas

Aulas na Ufal são retomadas de forma online nesta segunda-feira

Por Redação

21/02/2021 às 14:42:16 - Atualizado h√°
Atividades foram suspensas em mar√ßo de 2020 por causa da pandemia do novo coronav√≠rus e, até ent√£o, apenas atividades n√£o obrigatórias vinham sendo realizadas. Aulas da Ufal retornam nesta segunda-feira no formato online

O calend√°rio letivo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é retomado nesta segunda-feira (22). As atividades referentes aos per√≠odos 2020.1 e 2020.2 ser√£o online e obrigatórias, diferentemente do que ocorreu no Per√≠odo Letivo Excepcional (PLE), que teve car√°ter facultativo para docentes e discentes.

As aulas na universidade foram interrompidas no dia 16 mar√ßo por causa da pandemia do novo coronav√≠rus. O reitor Josealdo Tonholo disse que ainda n√£o h√° condi√ß√Ķes de retomar as aulas de forma presencial.

"Do ponto de vista de carga horária não mudou nada. A gente está fazendo uma adaptação necessária do período presencial para o período não presencial. Então, em princípio, são a mesmas disciplinas que eles teriam no primeiro semestre de 2020, mas realizadas pela internet", esclareceu o reitor.

Ainda de acordo com Tonholo, apenas algumas atividades de cursos espec√≠ficos ser√£o realizadas de forma presencial. "Os cursos da √°rea de sa√ļde e da √°rea de engenharia v√£o ter atividades pr√°ticas, da√≠ essas atividades seguem todos os protocolos de seguran√ßa, mas é um percentual ainda m√≠nimo das atividades presenciais".

A Ufal tem quase 27 mil estudantes, aproximadamente 7 mil de outros estados. Por isso, a universidade avalia que ainda n√£o h√° seguran√ßa para retorno às aulas presenciais sem risco de contamina√ß√£o pelo coronav√≠rus. A situa√ß√£o, porém, pode ser reavaliada para o semestre seguinte.

"O calend√°rio acad√™mico iniciado nesta segunda segue até o m√™s de junho. No dia 22 de junho, a gente tem o come√ßo do segundo semestre de 2020, que vai até o dia 22 de outubro. Ent√£o, o primeiro semestre vai ser majoritariamente n√£o presencial, mas no segundo semestre a gente pode reavaliar a condi√ß√£o sanit√°ria da epidemiologia, se, por exemplo, houve vacina em grau suficiente para dar seguran√ßa ou n√£o", disse Tonholo.

Calendário acadêmico

22 de fevereiro - retorno das aulas 2020.1 (de forma online)

26 a 28 de fevereiro - matrículas em disciplinas isoladas

22 de junho - retorno das aulas 2020.2 (pode haver revis√£o sobre o formato presencial ou online)

Fonte: G1
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia