Sa√ļde Manaus

Covid-19: Ministério da Saúde seleciona 108 médicos para Manaus

Por Redação

26/01/2021 às 19:17:53 - Atualizado h√°

O Ministério da Sa√ļde disponibilizou 108 médicos para apoiar o atendimento na cidade de Manaus. A capital e o estado do Amazonas passam por um colapso no sistema de sa√ļde, com aumento do n√ļmero de casos e de mortes em decorr√™ncia do novo coronav√≠rus, além de filas de espera para leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs).

Segundo a pasta, foram escolhidos 108 entre 137 candidatos analisados. O custeio do refor√ßo com esses profissionais é estimado em R$ 22 milh√Ķes. Do total, quase metade é de médicos do próprios estado do amazonas, na faixa et√°ria entre 27 e 30 anos.

Foram também credenciadas 180 agentes comunit√°rios, 40 equipes de sa√ļde da fam√≠lia, 50 equipes de aten√ß√£o prim√°ria e tr√™s de sa√ļde bucal. O credenciamento consiste em um procedimento de autoriza√ß√£o para a atua√ß√£o com custeio desses profissionais.

Os candidatos t√™m até hoje para manifestar o interesse. Os que derem resposta positiva passar√£o à fase de an√°lise pelos gestores, que também decidir√£o onde cada profissional vai trabalhar.

Diante da situa√ß√£o de crise, o ministro da Sa√ļde, Eduardo Pazuello, est√° na cidade, onde foi instaurado um gabinete de crise. Um dos problemas é a falta de leitos. O governo estima que ser√° necess√°rio transferir 1,5 mil pacientes.

Outra dificuldade foi o desabastecimento de oxig√™nio no in√≠cio do m√™s. Foram adotadas medidas de apoio, como envio de cilindros por avi√Ķes, comboios por terra e por barcos. Também foram implantadas usinas de gera√ß√£o de oxig√™nio na regi√£o.

O ministro Pazuello é alvo de processo aberto pela Procuradoria-Geral da Rep√ļblica para apurar suas responsabilidades no colapso da sa√ļde no Amazonas. Ontem (25) o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandovski autorizou o inquérito.

Fonte: AgenciaBrasil
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia