Educação Enem

Enem: 51 instituições portuguesas aceitam notas do exame

Por Redação

15/01/2021 às 10:20:20 - Atualizado h√°

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep) firmou conv√™nio com a Universidade Nova, de Lisboa, para viabilizar a utiliza√ß√£o dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso em cursos de educa√ß√£o superior da institui√ß√£o, sediada na capital portuguesa.

Ao todo, 51 institui√ß√Ķes lusitanas t√™m conv√™nio com o Inep para ingresso de alunos por meio do Enem.

O Enem Portugal, como é chamado o programa de acordos interinstitucionais entre o Inep e as institui√ß√Ķes portuguesas de educa√ß√£o superior, foi criado em 2014, quando algumas entidades de Portugal j√° aceitavam os resultados individuais do Enem em seus processos seletivos.

Para simplificar o acesso dessas institui√ß√Ķes ao desempenho dos candidatos interessados no ensino superior portugu√™s, o Inep passou a realizar os acordos interinstitucionais de coopera√ß√£o.

Regras e notas

Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro.

A revalida√ß√£o de diplomas e o exerc√≠cio profissional, no Brasil, dos estudantes formados em Portugal est√£o sujeitos à legisla√ß√£o brasileira. As institui√ß√Ķes de ensino superior portuguesas signat√°rias de conv√™nio s√£o respons√°veis pela comunica√ß√£o oficial sobre essas regras com os candidatos admitidos em seus cursos.

A Universidade de Coimbra foi a primeira a assinar o convênio interinstitucional com o Inep, em 2014.

Fonte: AgenciaBrasil
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia