Educação Enem 2020

Presidente do Inep explica como será a primeira edição do Enem digital

Por Redação

08/01/2021 às 08:14:09 - Atualizado h√°

Presidente do Inep, Alexandre Lopes, conversou com a Agência Brasil sobre a nova modalidade do exame - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O exame ser√° um pontapé inicial para mudan√ßas no Enem. A inten√ß√£o do Inep é que o exame se torne totalmente digital até 2026. As discuss√Ķes e os testes para que isso seja poss√≠vel ocorrem desde 2016.

O Enem digital ser√° aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, após o Enem impresso, que ser√° nos dias 17 e 24 de janeiro. As provas ser√£o realizadas em laboratórios de inform√°tica de escolas e universidades que j√° foram previamente testados pelo Inep. Ao todo, ser√£o cerca de 4 mil laboratórios, com cerca de 20 computadores cada. As m√°quinas ter√£o acesso apenas à prova. Os estudantes n√£o conseguir√£o, portanto, acessar a internet ou documentos do computador.

Apesar de ser feita em tela, os participantes dever√£o levar, como no Enem impresso, caneta esferogr√°fica de tubo transparente da cor preta. A prova de reda√ß√£o ser√° escrita a m√£o. Os estudantes também receber√£o folhas de rascunho para fazer os c√°lculos das provas de matem√°tica e ci√™ncias da natureza. Eles n√£o ter√£o, no entanto, folhas de resposta. Os itens devem ser marcados pelo computador.

"A gente procurou, nesse momento, simular no ambiente digital o que acontece no papel. Ent√£o, o aluno vai poder, por exemplo, ir na quest√£o mais à frente, pode voltar. No final, ele vai marcar e quando der o sinal que finalizou a prova, o sistema trava o preenchimento do gabarito. A√≠ pronto, n√£o vai mais poder mexer e a prova vai vir direto para o Inep", explica o presidente.

Os hor√°rios do Enem digital ser√£o os mesmos do Enem impresso. Os port√Ķes abrem às 12h e fecham às 13h. A prova come√ßa a ser aplicada às 13h30. No primeiro dia, os participantes, assim como no exame em papel, fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, reda√ß√£o e ci√™ncias humanas e suas tecnologias. Nesse dia, a prova vai até as 19h. No segundo dia, os candidatos t√™m até as 18h30 para resolver quest√Ķes de ci√™ncias da natureza e suas tecnologias e matem√°tica e suas tecnologias.

Além dos aplicadores, nas salas de prova, os candidatos contar√£o com a assist√™ncia de um técnico em inform√°tica. "Se tiver algum problema no computador, o técnico pode tentar resolver imediatamente naquele computador. Se n√£o puder, ele vai logar numa outra m√°quina, teremos m√°quinas reserva. Se n√£o conseguir mesmo assim, se tiver problema ou se demorar demais para resolver, a√≠ esse aluno vai poder participar da reaplica√ß√£o da prova em papel", explica Lopes.

Da mesma forma que os estudantes que far√£o o Enem impresso apenas poder√£o sair com a prova meia hora antes do fim da aplica√ß√£o, também os estudantes que fizerem o Enem digital, só poder√£o sair com a folha de rascunho 30 minutos antes do fim da aplica√ß√£o. Eles podem anotar as respostas ali, para posteriormente conferir o gabarito oficial, que dever√° ser divulgado para essa vers√£o do exame até o dia 10 de fevereiro.

As quest√Ķes da prova ser√£o diferentes das do Enem impresso. No entanto, como a prova utiliza o sistema de corre√ß√£o baseado na chamada teoria de resposta ao item (TRI), as provas ter√£o o mesmo n√≠vel de dificuldade e os estudantes poder√£o concorrer juntos às mesmas vagas em programas que d√£o acesso ao ensino superior, como o Sistema de Sele√ß√£o Unificada (Sisu), que oferece vagas em institui√ß√Ķes p√ļblicas e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em institui√ß√Ķes privadas.

Pandemia

As medidas de seguran√ßa adotadas em rela√ß√£o à pandemia do novo coronav√≠rus ser√£o as mesmas tanto no Enem impresso quanto no Enem digital. Haver√°, por exemplo, um n√ļmero reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realiza√ß√£o da prova, os candidatos estar√£o obrigados a usar m√°scaras de prote√ß√£o da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o √°lcool em gel estar√° dispon√≠vel em todos os locais de aplica√ß√£o.

Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas desta ou de outras doen√ßas infectocontagiosas até a data do exame, n√£o dever√° comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela P√°gina do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e ter√° direito a fazer a prova na data de reaplica√ß√£o do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Fonte: AgenciaBrasil
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia