Meio ambiente Alagoas

Operação prende 6 pessoas e apreende mais de 180 pássaros silvestres na APA de Murici, AL

Por Gilson Angelo

05/01/2021 às 17:02:20 - Atualizado há
Ação integrada ocorreu entre os dias 20 a 31 de dezembro de 2020. Objetivo foi coibir crimes ambientais na região. Operação Curupira 11 prende seis pessoas e apreende mais de 180 pássaros em Área de Proteção Ambiental e Estação Ecológica de Murici, AL

Ascom/BPA

Seis pessoas foram presas em flagrante por posse ou porte ilegal de armas e 182 pássaros foram apreendidos durante uma operação ambiental integrada, que foi realizada entre os dias 20 a 31 de dezembro de 2020, na Área de Proteção Ambiental e Estação Ecológica de Murici, na Zona da Mata de Alagoas. As informações foram divulgadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) nesta terça-feira (5).

Além do IMA-AL, participaram também da Operação Curupira 11, equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo da ação foi coibir crimes ambientais na região.

Alguns pássaros apreendidos foram soltos e os demais encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Durante a operação, um empreendimento de fabricação de móveis que usava madeira nativa, sem documento de origem, em Ibateguara, foi interditado e multado em cerca de R$13 mil. Duas motocicletas e um carro também foram apreendidos. No total, a ação realizou 20 multas, em cerca de R$90 mil.

Segundo o IMA-AL, os municípios da Área de Proteção Ambiental fiscalizados foram os seguintes:

Murici

Messias

Branquinha

União dos Palmares

São José da Laje

Flexeiras

Joaquim Gomes

Ibateguara

Ainda de acordo com o IMA-AL, as equipes da operação encontraram carcaças de tatu, paca e téiu. 14 tatuzeiras, 10 canos e 14 espingardas também foram apreendidas.

A ação intitulada Curupira 11 tem relação com a figura lendária do folclore brasileiro de um menino conhecido por ter os pés virados para trás, que protege as florestas e castiga aqueles que tentam fazer mal à fauna e à flora.

Mais de 180 pássaros silvestres foram apreendidos durante operação ambiental na zona da mata de Alagoas

Ascom/IMA-AL

Empreendimentos foram interditados durante operação ambiental integrada na zona da mata de Alagoas

Fonte: Ascom/IMA-AL
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia