Medida vale para qualquer empresa que possuir atividade relacionada com rejeitos; o descumprimento pode gerar multa e interdição das atividades. Expansão do Sgors em Alagoas aconteceu após parceria entre o Ima e a Semarh
Ascom/IMA
Todos os geradores de resíduos sólidos e rejeitos de Alagoas devem se cadastrar no Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors) até fevereiro. Segundo o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), quem perder o prazo pode ser multado e sofrer embargo ou interdição das atividades.
O cadastro pode ser feito no site do Sistema de Resíduos Sólidos.
Criado em dezembro de 2020, o Sgors vai facilitar o controle e rastreio dos rejeitos, desde a produção até a destinação final. Assim, qualquer empreendimento ou órgão que produzir ou gerenciar resíduos sólidos deve fazer o cadastro no Sgors e declarar suas ações com o lixo.
O Brasil produziu 79 milhões de toneladas de lixo em 2018, sendo mais de 40% para destinos inadequados, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).