Automóveis Carros

Dirigimos a RAM 1500 V8, a maior e mais cara picape do Brasil

Utilitário médio-grande finalmente chega ao Brasil para elevar o padrão (e o preço) no segmento

Por Redação

10/12/2020 às 20:36:40 - Atualizado h√°

Como vender um carro que n√£o conta com os mesmos benef√≠cios fiscais dos rivais, só tem motor a gasolina (em um segmento dominado pelos turbodiesel), é quase 60 cent√≠metros maior que os concorrentes e leva muito menos carga? Essas foram as principais quest√Ķes que a FCA precisou solucionar antes de posicionar a inédita RAM 1500 no mercado nacional. A resposta foi bem simples: criar um segmento próprio.

A RAM 1500 chega na vers√£o √ļnica Rebel V8 5.7 a gasolina de 400 cv por R$ 399.990. Na pré-venda, que come√ßa neste m√™s, ser√° oferecido um lote de cem unidades com os dois √ļnicos pacotes opcionais por R$ 419.990. O valor fica mais de R$ 170 mil acima da maioria das vers√Ķes topo de linha das principais picapes médias à venda no Brasil, e supera até o da enorme 2500, que custa R$ 361.990. N√£o à toa, estudos da FCA indicam que o potencial consumidor da novidade tem até dez carros — n√£o necessariamente picapes — na garagem.

Os escapamentos duplos pioram o √Ęngulo de sa√≠da da Rebel em rela√ß√£o às vers√Ķes convencionais — Foto: Divulga√ß√£o

Os escapamentos duplos pioram o √Ęngulo de sa√≠da da Rebel em rela√ß√£o às vers√Ķes convencionais — Foto: Divulga√ß√£o

A diversidade dos modelos analisados como refer√™ncia mostra a futura solid√£o no mercado da enorme 1500, com seus 5,93 metros de comprimento, j√° que ela foi comparada com BMW X3, Ford Mustang e até Porsche 718.


RAM 1500 Rebel — Foto: Divulga√ß√£o

RAM 1500 Rebel — Foto: Divulga√ß√£o

Segundo Breno Kamei, diretor da RAM, Dodge e Chrysler no Brasil, a 1500 ter√° foco em um p√ļblico urbano, em contraste com a pegada mais rural (leia-se: agronegócio) da ainda maior 2500. Por isso, ali√°s, ser√° destacada uma caracter√≠stica muito aguardada pelos clientes: a possibilidade de dirigir com CNH de categoria B.

A picape tem peso bruto total (PBT) de 3,2 toneladas, próximo de outras médias. Só que ela carrega muito menos — somente 610 kg. Sim, menos do que uma Fiat Strada cabine simples, que leva 720 kg.

O controle do c√Ęmbio autom√°tico, da tra√ß√£o 4x4 e do assistente de descida ficam no painel — Foto: Divulga√ß√£o

O controle do c√Ęmbio autom√°tico, da tra√ß√£o 4x4 e do assistente de descida ficam no painel — Foto: Divulga√ß√£o

Esse é um tema sens√≠vel dentro da FCA, que, quando questionada por Autoesporte, logo tratou de explicar que o cliente da 1500 valoriza mais a capacidade de reboque. De fato, a RAM se d√° muito melhor quando o assunto é puxar carga, podendo tracionar mais de cinco toneladas.

A ociosidade da ca√ßamba fica clara pela escolha dos equipamentos da vers√£o brasileira, que incluem as RAM Box. S√£o dois compartimentos com mais de 100 litros de volume cada que podem ser fechados com chave (inclusive a presencial) e até preenchidos com gelo, virando uma caixa térmica para festas ao ar livre. É quase como se fossem pequenos porta-malas, com direito até a ilumina√ß√£o e uma tomada de 115V.

As caixas na ca√ßamba funcionam como pequenos porta-malas e t√™m até uma tomada de 115V — Foto: Divulga√ß√£o

As caixas na ca√ßamba funcionam como pequenos porta-malas e t√™m até uma tomada de 115V — Foto: Divulga√ß√£o

Para quem ainda duvida que a 1500 est√° mais para um carro de passeio do que para uma picape, d√™ uma olhada nos principais itens de série: faróis de LED com facho alto autom√°tico, controlador de velocidade adaptativo com frenagem de emerg√™ncia, assistente de manuten√ß√£o de faixa, sistema de estacionamento autom√°tico e teto solar panor√Ęmico.

O DNA norte-americano, que valoriza o menor esfor√ßo, também é forte, com pedais ajustados eletricamente, vigia traseira elétrica, nove entradas USB (sendo quatro do tipo C) e mais uma tomada de 115V — mas que n√£o vir√° no padr√£o brasileiro de tr√™s pinos. H√° aquecimento para volante e quatro bancos (sendo que os dianteiros t√™m ajuste elétrico), mas faz falta a ventila√ß√£o dos assentos.

Fonte: Autoesporte
Comunicar erro
Alagoas Em Dia

© 2021 Alagoas Em Dia

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Alagoas Em Dia