Banhistas lotam praias em Alagoas no feriado da Independência do Brasil

Banhistas lotam praias em Alagoas no feriado da Independência do Brasil
Nas praias da Paju√ßara e da Ponta Verde, em Maceió, e na praia do Franc√™s, em Marechal Deodoro, muita gente n√£o respeitou as regras de distanciamento social e uso da m√°scara. Movimento na praia da Paju√ßara, em Maceió, é intenso no feriado do Dia da Independ√™ncia

O feriado do Dia da Independ√™ncia do Brasil levou muitos banhistas às principais praias de Alagoas nesta segunda-feira (7). Muita gente, porém, n√£o respeitou as regras do distanciamento social e uso da m√°scara de prote√ß√£o, medidas importantes para evitar o cont√°gio pelo novo coronav√≠rus.

Feriado tem aglomera√ß√Ķes também em outros estados do pa√≠s

O G1 questionou as prefeituras de Maceió e de Marechal Deodoro e a Pol√≠cia Militar sobre fiscaliza√ß√£o para inibir aglomera√ß√Ķes. Sobre Maceió, a Secretaria Municipal de Seguran√ßa Comunit√°ria e Conv√≠vio Social (Semscs) respondeu por meio de nota que o foco é no trabalho dos comerciantes e que dispers√£o de aglomera√ß√Ķes é realizada pela Vigil√Ęncia Sanit√°ria e pela PM (confira a nota na √≠ntegra ao final do texto).

O G1 aguarda posicionamento da PM e da Prefeitura de Marechal Deodoro.

Maceió est√° na fase azul do distanciamento social controlado desde o dia 14 de agosto, mas esse é o primeiro feriad√£o desde o in√≠cio da pandemia com autoriza√ß√£o para vendedores ambulantes, bares da orla e passeios às piscinas naturais.

Fam√≠lias lotam praias de Maceió no feriado de 7 de setembro

Nas praias da Paju√ßara e da Ponta Verde, na capital, muita gente ocupava as faixas de areia. Fam√≠lias em cadeiras sob guarda-sóis, crian√ßas jogando bola, a maioria sem m√°scara de prote√ß√£o, equipamento ainda obrigatório em locais p√ļblicos por decreto do governo estadual.

Praia do Francês, em Marechal Deodoro, registra movimentação grande no feriado

No município vizinho, Marechal Deodoro, que está na fase amarela a cena se repetiu na Praia do Francês, uma das mais procuradas por alagoanos e turistas.

Os vendedores ambulantes estavam usando máscara e disseram orientar os clientes que atendiam sem máscara, mas ainda assim muita gente deixou de lado a preocupação com a pandemia.

Nota da Secretaria de Seguran√ßa Comunit√°ria e Conv√≠vio Social de Maceió

A atua√ß√£o fiscalizatória da Secretaria Municipal de Seguran√ßa Comunit√°ria e Conv√≠vio Social (Semscs) tem foco no exerc√≠cio de atividades econômicas desenvolvidas em √°reas p√ļblicas e em equipamentos p√ļblicos por permission√°rios. A fiscaliza√ß√£o esteve presente na orla fazendo seu procedimento rotineiro de acompanhamento e orienta√ß√£o. A Guarda Municipal também esteve presente realizando o patrulhamento.

A dispers√£o de aglomera√ß√Ķes e as orienta√ß√Ķes aos banhistas sobre o uso de m√°scaras s√£o a√ß√Ķes de compet√™ncia da For√ßa Tarefa que, atualmente, é composta pela Vigil√Ęncia Sanit√°ria Municipal (Visa) e Pol√≠cia Militar de Alagoas (PM/AL), que recebem suporte da Guarda Municipal durante as opera√ß√Ķes.