Museu Théo Brandão, em Maceió, realiza live para comemorar aniversário de 45 anos

Museu Théo Brandão, em Maceió, realiza live para comemorar aniversário de 45 anos
Transmissão será feita pelo canal do YouTube, nesta quinta-feira, a partir das 19h. Bate-papo também celebra o Dia do Folclore e cultura popular alagoana. Museu Théo Brandão completa 45 anos

O Museu Théo Brandão (MTB), que pertence à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está completando 45 anos de história nesta quinta-feira (20). Por causa da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a comemoração será a distância, por meio de uma live no canal do YouTube, a partir das 19h (clique aqui para acessar o canal).

A live também vai abordar o Dia do Folclore, festejado no dia 22 agosto. Para celebrar a dupla comemoração, um bate-papo sobre cultura popular alagoana será mediado pela museológa Hildênia Oliveira, com a participação do percussionista Wilson Santos e do jornalista e membro do Guerreiro São Pedro Alagoano, João Lemos.

"O Museu Théo Brandão está se adequando à atual realidade para que a alegria da cultura popular não seja esquecida. Apesar dos problemas atuais, temos que celebrar nossos melhores aspectos", informou o diretor do MTB, Victor Sarmento.

Na ocasião, as diversas manifestações artísticas de Alagoas, que contribuem para a identidade cultural do Estado, como folguedos, canções, ritmos, objetos de arte, cordéis, entre outras, serão apresentadas ao público.

"Aqui tem toda uma história. O Museu Théo Brandão é a casa da gente alagoana. O ser humano por si só é um colecionador. A gente só comemora memórias, o que é afetivo e importante. O Théo Brandão, inclusive em suas falas, diz muito isso. Ele sai de Alagoas e tem a necessidade de voltar para entender o que são essas manifestações e o que é esse povo", disse a museóloga Hildênia Oliveira.

Durante o período de isolamento social, o MTB está disponibilizando visitas em 360 graus pelas salas virtuais de exposições (clique aqui para acessar o acervo).

Museu Théo Brandão completa 45 anos de história

Assessoria

Bate-papo sobre cultura é realizado para comemorar 45 anos do MBT