Atividades a distância das escolas estaduais de AL passam a valer como carga horária a partir de segunda, diz Seduc

Atividades a distância das escolas estaduais de AL passam a valer como carga horária a partir de segunda, diz Seduc
Novo calendário segue orientações do Ministério da Educação. Retomada de aulas presenciais não tem data definida. Secretaria de Educação de Alagoas divulga novo calendário para atividades remotas

Arquivo Pessoal

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou nesta sexta-feira (3) que as aulas a distância da rede estadual de ensino vão passar a valer como carga horária a partir da segunda-feira (6).

Com o novo calendário, as frequências do alunos nas atividades que podem ser on-line ou por material impresso passam a ser contabilizadas.

As aulas presenciais nas escolas da rede estadual de Alagoas estão suspensas desde o dia 23 de maio por causa do novo coronavírus.

"O calendário segue as orientações do Ministério da Educação, que estabeleceu a carga horária mínima de 800 horas anuais para este período de pandemia, e é uma sugestão da Seduc para as escolas, em consonância com a Resolução 025/2003 do Conselho Estadual de Educação. As unidades de ensino, de acordo com a sua realidade, vão se adequar para atender suas comunidades, considerando as especificidades das mesmas", explicou Dileusa Costa, gerente de Apoio à Gestão Escolar da Seduc.

Busca ativa pelos alunos

As escolas que não tiverem alcançado os 80% de alunos por turma neste período, por enquanto, ainda não poderão contabilizar as atividades remotas como dias letivos.

De acordo com a Seduc, essas escolas continuarão trabalhando e fazendo busca ativa dos estudantes que não estão participando das atividades à distância para que, posteriormente, possam aderir ao novo calendário.

Em uma pesquisa da Secretaria de Educação com 46.831 alunos via formulário do Google, no período de 20 a 29 de maio, 88% dos estudantes responderam que receberam e realizaram as atividades propostas pelos professores.

Fase verde

A Seduc explicou que mesmo contabilizando as atividades remotas como dias letivos, as aulas da rede estadual continuarão acontecendo à distância, como uma forma de proteger servidores, estudantes e seus familiares e seguindo as orientações das autoridades de saúde para conter o avanço do novo coronavírus em Alagoas.

O decreto de emergência do dia 22 de junho estabeleceu que a retomada das aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino de Alagoas só acontecerá na última etapa do Plano de Distanciamento Social Controlado. De acordo com o plano, a reabertura dos estabelecimentos educacionais só ocorrerá na fase verde, que não tem data definida.