MEC autoriza aulas online no ensino superior até dezembro

Portaria também flexibiliza estágios e práticas em laboratório

Estágio de cursos da área da saúde estão fora da Portaria

Estágio de cursos da área da saúde estão fora da Portaria

Portaria do Ministério da Educa√ß√£o (MEC), publicada no Di√°rio Oficial da Uni√£o de hoje (17), estende a autoriza√ß√£o de aulas a dist√Ęncia em institui√ß√Ķes federais de ensino superior até 31 de dezembro de 2020.

O documento, motivado pelas medidas de conten√ß√£o à pandemia de Covid-19, também flexibiliza os est√°gios e as pr√°ticas em laboratório, que podem ser feitos a dist√Ęncia nesse período, exceto nos cursos da √°rea de saúde.

Em mar√ßo, o MEC j√° havia publicado a primeira portaria que trata sobre o tema com validade de 30 dias. Esta j√° é a terceira vez que o prazo é prorrogado. Porém, desta vez, a autoriza√ß√£o para aulas online é estendida até o fim de 2020.

Ainda segundo a portaria, as institui√ß√Ķes de ensino ter√£o autonomia para definir o currículo de substitui√ß√£o das aulas presenciais, a disponibiliza√ß√£o de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realiza√ß√£o de atividades durante o período.

O documento prev√™ ainda que as institui√ß√Ķes podem suspender as atividades acad√™micas presenciais pelo mesmo prazo, mas elas dever√£o ser "integralmente repostas" quando for seguro voltar ao ensino presencial. Com a nova portaria, as institui√ß√Ķes de ensino superior podem efetivar seus planos pedagógicos com o ensino híbrido e implantar inova√ß√Ķes educacionais e tecnológicas.