Terremoto atinge o sudoeste da Califórnia

Terremoto atinge o sudoeste da Califórnia
Tremor de magnitude 5,5 foi registrado na região próxima ao deserto de Mojave. Região dos EUA que inclui a Califórnia tem, em média, cinco tremores de magnitude superior a 5 a cada ano. Terremoto de magnitude 5,5 foi registrado às 22h32 (horário de Brasília) desta quarta-feira (3) perto de Ridgecrest, Califórnia, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo o instituto norte-americano, o epicentro do tremor estava a 6,9 quilômetros de profundidade.

O jornal "Los Angeles Times" diz que terremotos com essa intensidade foram sentidos no sul da Califórnia e fazer janelas se quebrarem. Não há, no entanto, notícia sobre feridos ou danos a estruturas.

Ainda de acordo com o jornal californiano, cinco tremores de magnitude entre 5 e 6 são sentidos por ano na região que inclui os estados da Califórnia e Nevada.

O que é o Círculo de Fogo do Pacífico?

Esta região foi batizada assim porque há ali, no fundo do oceano, uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas que coincidem com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta. Cerca de 90% dos terremotos já registrados em todo o mundo aconteceram ali.

A área de cerca de 40 mil km de extensão tem formato de ferradura e abrange toda a costa do continente americano no Pacífico, além de Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

Mais de 450 vulcões, incluindo três dos quatro mais ativos do mundo — o Monte Santa Helena, nos Estados Unidos, o Monte Fuji, no Japão, e o Monte Pinatubo, nas Filipinas — estão no Círculo de Fogo.

Esta é a área de maior atividade sísmica do mundo. Em média, os sismógrafos captam algum tipo de abalo no Círculo de Fogo a cada cinco minutos.