Presídios do DF registram 998 infectados pelo coronavírus

Presídios do DF registram 998 infectados pelo coronavírus
Segundo boletim, 764 presos e 234 policiais penais foram infectados; v√≠rus chegou à penitenci√°ria feminina. Um preso e um servidor morreram. Conselho Nacional de Justi√ßa em visita da comiss√£o de direitos humanos do GDF na Papuda, em Bras√≠lia

Gláucio Dettmar/Agência CNJ

Os pres√≠dios do Distrito Federal registraram 36 novos casos de coronav√≠rus entre a √ļltima sexta-feira (29) e esta segunda (1¬ļ). Assim, chega a 998 o n√ļmero de infectados no sistema penitenci√°rio da capital, entre detentos e servidores.

Os dados foram divulgados pelas secretarias de Sa√ļde e de Seguran√ßa P√ļblica. S√£o:

764 presos

234 policiais penais

Até esta segunda-feira, um detento e um policial penal haviam morrido por conta da Covid-19. Na √ļltima semana, o DF registrou o primeiro caso de uma detenta infectada (veja perfil dos casos abaixo). Até ent√£o, todos os contaminados nos pres√≠dios eram homens.

Além dos casos nas unidades administrados pelo governo do DF, a Penitenci√°ria Federal de Bras√≠lia também registrou um infectado.

Casos entre detentos

Presos do Presídio da Papuda em Brasília, em imagem de arquivo.

Gl√°ucio Dettmar/CNJ

De acordo com a Secretaria de Sa√ļde, entre os detentos com coronav√≠rus, 763 est√£o recuperados. Outros 84 ainda t√™m infec√ß√Ķes ativas, divididas entre:

Casos leves: 71

Casos moderados: 3

Casos graves: 1

Em an√°lise: 12

Ainda segundo a pasta, a maioria dos contaminados tem entre 20 e 29 anos, mas 131 são idosos. O boletim aponta ainda que 41 pacientes têm comorbidades Рdoenças que podem agravar o quadro.

Casos entre servidores

J√° quanto aos servidores infectados, a Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica afirma que 53 policiais s√£o casos ativos e 181 est√£o recuperados.

Os servidores infectados trabalham nas seguintes unidades:

Centro de Deten√ß√£o Provisória (CDP): 40 policiais penais

Centro de Internamento e Reeducação (CIR): 40 policiais penais

Penitenci√°ria do Distrito Federal I (PDF I): 51 policiais penais

Penitenci√°ria do Distrito Federal II (PDF-II): 52 policiais penais

Centro de Progress√£o Penitenci√°ria (CPP): 24 policiais penais

Diretoria Penitenci√°ria de Opera√ß√Ķes Especiais (DPOE): 21 policiais penais

Penitenci√°ria Feminina do Distrito Federal (PFDF): 1 policial

Área administrativa da Sesipe: 5 servidores

Medidas de contenção

Agentes da Vigil√Ęncia Ambiental fazem desinfec√ß√£o do CDP, no Complexo Penitenci√°rio da Papuda

Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica do DF

Segundo a Sesipe, uma série de medidas t√™m sido tomadas para evitar a prolifera√ß√£o do coronav√≠rus nos pres√≠dios da capital. Entre elas est√£o:

GDF anunciou que vai abrir 360 vagas para policiais penais ficarem hospedados em hotéis. A medida tem o objetivo de diminuir o risco de que os servidores transmitam o v√≠rus aos familiares, ao dividirem a mesma casa.

Suspens√£o das visitas aos detentos até o dia 5 de junho;

Policiais penais participaram de videoconfer√™ncia com uma infectologista, sobre estratégias de preven√ß√£o, detec√ß√£o e controle do coronav√≠rus;

Detentas da Penitenci√°ria Feminina produziram 20 mil m√°scaras que ser√£o divididas entre a Secretaria de Sa√ļde e a Sesipe;

A Sesipe passou a fazer a limpeza de celas, viaturas e prédios da administra√ß√£o e da parte externa dos pres√≠dios; a mesma a√ß√£o havia sido realizada com apoio do Exército Brasileiro e da Vigil√Ęncia Ambiental;

Duzentas m√°scaras lav√°veis foram doadas e ser√£o repassadas às unidades prisionais;

A Secretaria de Turismo (Setur) abriu processo para selecionar hotéis para policiais penais ficarem em isolamento;

Sistema de drive-thru, no Complexo da Papuda, para testagem r√°pida de servidores da SSP e da SES que atuam em unidades prisionais;

Dois novos blocos dos novos CDPs, com 200 vagas cada, est√£o sendo utilizados para tratamento e quarentena de presos durante a pandemia, 311 internos j√° ocupam os blocos.