Governo Bolsonaro troca presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Governo Bolsonaro troca presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
O governo do presidente Jair Bolsonaro trocou a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Karine Silva dos Santos foi exonerada e Marcelo Lopes da Ponte foi nomeado para o posto.

As portarias s√£o assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter de Souza Braga Netto, e foram publicadas nesta segunda-feira (1¬ļ) no "Di√°rio Oficial da Uni√£o".

Nas √ļltimas semanas, o presidente Bolsonaro passou a negociar cargos do governo com partidos da C√Ęmara, em especial com os que fazem parte do chamado Centr√£o.

O grupo re√ļne partidos de orienta√ß√£o de centro-direita que, pela quantidade de deputados que possui, pode ser decisivo em vota√ß√Ķes na Casa. Bolsonaro quer construir uma sustenta√ß√£o pol√≠tica que evite, por exemplo, a abertura de um processo de impeachment contra ele.

Programas que FNDE executa

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa√ß√£o é uma das autarquias do Ministério da Educa√ß√£o e responde pela execu√ß√£o de uma série de programas de alcance nacional, como:

Programa Nacional do Livro e Material Did√°tico (PNLD)

Programa Nacional de Reestrutura√ß√£o e Aquisi√ß√£o de Equipamentos para a Rede Escolar P√ļblica de Educa√ß√£o Infantil (Proinf√Ęncia)

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Em 2019, o or√ßamento previsto do fundo foi de cerca de R$ 55 bilh√Ķes.