Federais formam 1,2 mil antecipadamente para combate a covid-19

As universidades federais formaram, desde o início da pandemia do novo coronavírus, 1.241 novos profissionais de saúde. De acordo com o Ministério da

Federais formam 1,2 mil antecipadamente para combate a covid-19

As universidades federais formaram, desde o início da pandemia do novo coronavírus, 1.241 novos profissionais de saúde. De acordo com o Ministério da Educa√ß√£o (MEC), s√£o 1.058 médicos, 150 enfermeiros, 23 farmacêuticos e 10 fisioterapeutas recém-graduados. Na regi√£o Nordeste foram graduados 547 novos profissionais. Na regi√£o Norte, 224, no Sul do país, 185. A regi√£o Centro-Oeste graduou 125 estudantes e a regi√£o Sudeste, 160.

A chegada desses novos profissionais no mercado tem rela√ß√£o com a decis√£o do MEC de antecipar a formaturade alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farm√°cia e fisioterapia, exclusivamente para atua√ß√£o desses profissionais nas a√ß√Ķes de combate à pandemia do novo coronavírus. Para antecipar a cola√ß√£o de grau, os alunos precisam ter cumprido 75% da carga hor√°ria prevista para o período de internato médico ou est√°gio supervisionado. A medida tem car√°ter excepcional e valer√° enquanto durar a situa√ß√£o de emergência na saúde pública.

"A resposta das institui√ß√Ķes foi significativa. Compreendemos que, verdadeiramente, esses recém-formados poder√£o fazer a diferen√ßa onde estiverem auxiliando o nosso país a vencer esta batalha contra a covid-19", disse o diretor de Desenvolvimento de Educa√ß√£o em Saúde da Secretaria de Educa√ß√£o Superior (Sesu) do MEC, Sérgio Henrique Santos, em declara√ß√£o publicada no site do ministério.

Ainda n√£o h√° informa√ß√Ķes sobre como esses profissionais refor√ßar√£o o combate à epidemia. A entrada deles no sistema público de saúde só poder√° ser feito através do voluntariado, uma vez que para ser profissional de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) é necess√°rio prestar concurso público. No cen√°rio atual, eles atuariam como volunt√°rios em hospitais ou postos de saúde, em um acerto feito diretamente com as Secretarias Estaduais de Saúde. Esses profissionais também ficam à disposi√ß√£o de hospitais e clínicas particulares, onde podem ser contratados normalmente.