PUBLICIDADE

Operação dos EUA visa supostamente combater o narcotráfico na Venezuela; frota americana inclui um submarino nuclear, vários navios de guerra e cerca de 4,5 mil militares
httpsnews.afp.com-cmainactuarticles-1-1-

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, mobilizou as Forças Armadas e passou a percorrer bases militares em meio à intensificação da presença dos Estados Unidos no Caribe. Na noite de sexta-feira, o navio de mísseis guiados USS Lake Erie cruzou o Canal do Panamá vindo do Pacífico, somando-se a uma frota americana que inclui um submarino nuclear, vários navios de guerra e cerca de 4,5 mil militares próximos à costa venezuelana.

Maduro, que tem explorado o envio de frota dos EUA ao Caribe para tentar reforçar apoio interno, chamou a movimentação de um “cerco hostil que viola a Carta da ONU” e vem promovendo atos patrióticos com soldados, enquanto Washington não reconhece sua legitimidade, o acusa de envolvimento no narcotráfico e mantém sobre ele uma recompensa de US$ 50 milhões.

Nos últimos dias, o governo chavista organizou duas jornadas nacionais de alistamento, reforçando a presença da Milícia Nacional Bolivariana — um braço militar formado por civis com forte carga ideológica. Segundo Maduro, são 4,5 milhões de milicianos prontos para defender o país, embora especialistas questionem esses números.

Em tom patriótico, o presidente tem reiterado que a defesa da soberania é “uma obrigação histórica”, enquanto meios estatais convocam voluntários sob slogans como “a pátria não se vende”.

— Não há como entrarem na Venezuela — declarou Maduro na quinta-feira, durante ato com militares, após Washington confirmar o envio de três contratorpedeiros, três navios anfíbios, um cruzador, um submarino nuclear e cerca de 4,5 mil fuzileiros navais para supostas operações antidrogas na região. — Depois de 20 dias contínuos de ameaças e guerra psicológica, estamos mais fortes do que ontem. Nem sanções, nem bloqueios, nem assédio [poderão com a Venezuela].

Com OGlobo

PUBLICIDADE

Destaques Alagoas em Dia

Relacionadas

Menu