A poucos dias da entrada em vigor do chamado “tarifaço” dos Estados Unidos contra produtos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo ao presidente norte-americano, Donald Trump, pedindo que ele “reflita a importância do Brasil”.
“Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita a importância do Brasil e resolva fazer o que num mundo civilizado a gente faz: tem divergência? Senta numa mesa, coloca a divergência de lado e vamos resolver, e não de uma forma abrupta, individual de tomar a decisão que vai taxar o Brasil em 50%”, disse Lula durante a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
Lula criticou o anúncio da medida, feito de forma unilateral e sem diálogo prévio com o governo brasileiro. Lula afirmou que é necessário que os países se tratem com respeito e que medidas desse tipo devem ser debatidas por meio do diálogo.
A nova tarifa anunciada pelos Estados Unidos está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto e tem gerado preocupação no governo brasileiro. Lula reforçou que o Brasil não quer confronto, mas espera ser tratado como parceiro estratégico, com consideração pela sua relevância no cenário internacional.
Fonte: Diário do Poder