O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), confirmou a reunião extraordinária do Fórum de Governadores para esta quarta-feira (30), visando discutir ações contra o tarifaço de 50% do presidente americano Donald Trump.
A realização da reunião foi um pedido do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que preside o grupo de governadores. A reunião está prevista a ter início às 9h, no Palácio do Jaburu.
Ibaneis decidiu na semana passada mobilizar os colegas governadores para que assumam a tarefa de tentar negociar uma solução diretamente com autoridades dos Estados Unidos, tendo em vista o desinteresse do presidente Lula (PT) para negociar, como o fizeram governantes de vários países.
“Precisamos unir toda a classe política para enfrentar um tema tão importante”, disse Ibaneis à CNN.
Governadores de estado aliados do governo federal já haviam cobrado a realização da reunião. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), afirma que o governo federal não tomou conhecimento de como os estados serão afetados pelo tarifaço.
“O governo federal já avaliou o prejuízo e o comprometimento que pode causar na economia dos Estados e Municípios? Os Estados não foram consultados, só que sou eu que vou arcar com desemprego e queda de arrecadação em Goiás”, disse Caiado.
Ainda não foram confirmadas as presenças de quais chefes de estado devem comparecer à reunião, contudo, o encontro deve reunir as autoridades para acompanhar as negociações das tarifas.
Com Diário do Poder