A Justiça italiana realizou nesta quarta-feira (13) nova audiência sobre o processo de extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) e decidiu que ela permanecerá presa. A parlamentar compareceu à sessão mesmo após alegar mal-estar, passou por avaliação médica e afirmou ao juiz estar apta a participar.
Durante a audiência, o magistrado determinou que Zambelli será submetida a perícia médica em 22 de agosto e marcou nova sessão para 27 de agosto. A deputada continuará detida na penitenciária feminina Germana Stefanini, parte do complexo Rebibbia, em Roma, enquanto o processo de extradição segue em andamento.
A defesa tenta sua liberação alegando problemas de saúde e questiona a ausência de um mandado de prisão internacional, afirmando que há apenas um pedido do ministro Alexandre de Moraes e uma notificação da Interpol. O juiz rejeitou a tese e questionou como teria sido possível efetuar a prisão sem a documentação.
Zambelli está presa desde 29 de julho, quando foi detida na Itália em razão de condenação pelo Supremo Tribunal Federal a dez anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça. Ela fugiu do Brasil após o julgamento e aderiu ao processo de extradição, que pode durar de um a dois anos.
Com Diário do Poder